Provavelmente que já deve ter ouvido histórias diferentes envolvendo animais domésticos do tipo cães verem o mundo a preto e branco, nariz quente significa que o animal está com febre ou que as grávidas não podem ter gato em casa.

Várias histórias dão origem a diversas especulações. Para acabar com alguns mitos á cerca dos nossos meninos de quatro patas, apresentamos alguns mitos

 

1 – Só porque são da mesma raça os Cães terão o mesmo temperamento ?

Falso
Assim como nenhum irmão tem a personalidade idêntica a do outro, no caso dos animais essa regra também é válida. Um Cão Serra da Estrela não terá exatamente o mesmo temperamento que o outro Cão Serra da Estrela que deseje adotar
Este Mito é responsável por a levar muitas pessoas a abandonarem os Cães só porque ele não correspondeu às expectativas da raça.

 

2 – A castração deixa os cães mais calmos e tranquilos?

Falso
Ao ser castrado o Cão passa pelo processo de retirada do órgão que controla a secreção do hormônio sexual. Em machos, os testículos e nas fêmeas, os ovários. Mas neste último caso o útero também é retirado.

É importante saber que as mudanças no comportamento do cão só ocorrem se as atitudes dele estiverem ligadas à sexualidade. No entanto, é comum não haver alteração na animação e na ansiedade do animal. A tendência é ele continuar brincalhão, ativo e ‘tomando conta da casa’, como o instinto manda.

Portanto, se por causa deste Mito a sua intenção era castrar o animal para que ele fique mais calmo, isso talvez não funcione.

 

3 – Cruzar as fêmeas ajuda a prevenir doenças?

Falso
A prevenção de doenças acontece só com a castração mesmo.

 

4 – O Meu Cão vive numa Vivenda com jardim  e não precisa passear

Falso
o Mito de que um cão que viva num quintal grande não precisa passear é o mesmo que dizer a um ser humano que ele não precisa sair, para  ver os amigos e socializar.

É importante para o animal sair não só pelo exercício, mas para ter contacto com outros animais, pessoas, cheiros novos e viver momentos fora de sua rotina em casa.

Ler mais sobre a Importancia e Beneficios de Passear o seu Cão

 

5 –  Cães e gatos conseguem ver no escuro?

Verdade.
Os animais consegue ver muito bem no escuro devido a uma pigmentação existente no fundo dos olhos que reflete e amplifica a luminosidade.

 

6 – Cães e gatos vêem a preto e branco?

Falso
Há muitos anos achava-se que os cães viam o mundo apenas preto e branco, mas pesquisas comprovam que tanto cães quanto gatos conseguem diferenciar algumas cores como azul, cinza e amarelo.

 

7 – Nariz molhado e frio significa que o animal está saudável. E se estiver com o nariz quente, está com febre?

Falso
O nariz molhado e o frio não podem ser considerados como um indicativo de que o cão está doente. Para saber se o animal apresenta um quadro febril, deve-se fazer uso de um termómetro por via retal. Só assim é possível saber se o animal está com febre ou se o focinho está quente apenas por aumento da temperatura do ambiente.

 

8 –  O cão sabe quando o Dono está triste ou deprimido?

Verdade
É cada vez mais frequente os cães fazerem parte da família e participarem no nosso dia a dia. Esperam o dia todo até seu dono chegar do trabalho ou de um passeio, para os receberem tão felizes como se tivessem ficado muitos dias afastados
Sendo assim, ele espera que o seu dono chegue com a mesma energia de sempre. Se a intensidade de interação não é a mesma, eles sentem que algo está errado e podem acabar ficando deprimidos também.

 

9 – A castração evita câncer na fêmea?

Verdade.
A castração em fêmeas caninas é indicada antes do primeiro cio. Isto evita que ocorram alterações hormonais prevenindo o aparecimento de tumores mamários e uterinos em até 99%.

 

10 – Machos castrados deixam de fazer xixi pela casa?

Verdade.
Os machos têm por instinto uma disputa territorial e isto é determinado através da urina. Castrando o animal antes da fase adulta não ocorrerá esta disputa e o Cão não irá urinar pela casa toda.

 

11 –  Humanos passam a gripe para cães e gatos ou vice e versa?

Falso
Cães e gatos não transmitem gripe ou constipações para humanos, assim como os humanos não transmitem para eles. Os agentes virais são diferentes entre os felinos, caninos e humanos.

 

12 – A mordida e a baba de cachorro transmitem raiva?

Verdade.
A raiva é uma doença transmitida por um vírus que causa dificuldade de deglutição e agressividade nos cães. A principal via de transmissão para humanos é a mordida do animal infectado e também a saliva. A prevenção da doença deve ser feita através da vacinação anual

 

13 –  Grávidas e bebês não devem conviver com animais?

Falso
Existem algumas doenças que são transmitidas de animais para os humanos, mas isto não significa que grávidas e bebês sejam privados deste convívio. Animais devidamente vacinados, e vivendo em um ambiente limpo podem manter contacto tanto com as futuras mães, como com as crianças.

 

14 – Gatos transmitem asma?

Falso
A asma é uma doença alérgica respiratória que ocorre em humanos por algum tipo de predisposição genética, podendo ocorrer crises por contacto com ácaros do ambiente e em contacto com gatos ou cães que estejam com ácaro na sua pelagem, mas o gato não transmite asma.

 

15 –  Óleo queimado é bom para curar sarna?

Falso
O uso de produtos como óleo queimado para o tratamento da sarna pode causar quadros de intoxicação em animais e, em alguns casos, até a morte. Se o animal apresentar problemas de sarna procure a ajuda de um veterinário, pois existem medicamentoss adequadas para tratar essa doença.

 

16 –  Filhotes não podem tomar banho?

Verdade.
Filhotes são muito sensíveis. A indicação para banho é somente após estarem com a vacinação completa. Isto se dá, mais ou menos, aos quatro meses de vida. Se o filhote estiver com mau cheiro, pode-se fazer uso do banho seco e escovação.
Contacte um profissional de Banhos e Tosquias

 

17 – Cães podem cruzar mesmo depois de castrados?

Verdade.
Machos são atraídos pelo cheiro que a fêmea libera durante o período do cio. Mesmo sendo castrados irão cruzar, porém, não haverá fecundação.
Consulte aqui Como funciona o olfato do Cão Porque cheira Xixi e Cocó ?