Os cães fazem parte da nossa família e compartilhamos vida, casa e muitas pessoas até a cama partilhas com eles. Esta são algumas das razões pelas quais é imprescindível manter a higiene do animal e dar o merecido Banho. Além disso, é importante para sua saúde, uma vez que um Cão sujo pode desenvolver vários problemas na pele, ter pulgas ou simplesmente, cheirar mal.

Existem alguns mitos sobre dar banhos aos cães

1- Diz-se que ao dar banho aos Cães eles perdem os óleos naturais da sua pele e prejudica o pH,
Isto não é totalmente verdade, uma vez que apenas pode afetar a saúde do cão se o lavarmos em excesso ou se nunca o lavarmos.
Os Cães sujam-se e precisam de um banho com alguma frequência, precisamente para conservar sua saúde.

2- Diz-se que ao dar banho aos Cães lhes entra água nos ouvidos e lhes causa otite
Isto não é verdade se soubermos como dar banho a um Cão e tivermos os devidos cuidados

3- Diz-se que apos o banho eles cheiram a perfume, perdem o cheiro caracteristico e os outro Cães vão rejeitá-lo
Isto não é verdade. Lembre-se que os cães têm um olfato bastante desenvolvido e não pode ser enganado por nós. e sob esse cheiro tão bom que o shampoo lhes deixa, os outros continuarão a cheirar o seu Cão e não existirá nenhum problema de socialização.

Ver aqui outros Mitos sobre Cães e Gatos que o Vão surpreender

 

TÓPICOS

1 – Porque dar Banho ao Cão
2 – Como dar Banho ao Cão
3 – Com que frequencia se deve dar banho ao Cão
4 – Manter a Higiéne do Cão
5 – Cuidados a ter ao dar banho ao Cão

 

1 – Porque dar Banho ao Cão

Porque dar banho cão

Muitos donos deparam-se com a pergunta: “será que devo dar banho ao meu cão?
A resposta é naturalmente “SIM”, quando um cão se rebola em algo “indesejável” (desde lama até dejectos) ficando o seu pêlo sujo e a cheirar mal.

Ainda assim há quem pergunte “e um Cão que raramente se suja, tambem tem de tomar banho ou tem de tomar banho com alguma frequência?
Antes de responder a esta pergunta é importante realçar que todos os cães têm cheiro corporal (uns mais do que os outros) e que este se manifesta especialmente quando se molha o pêlo do Cão,porque a humidade favorece a libertação do cheiro.

É por essa razão que se nota mais o Cheiro do Cão. A limpeza regular e periódica contribui para evitar que o cão ganhe um odor exagerado. O mesmo acontece com os Humanos quando não tomam um banho regular e periódico
Tal como acontece connosco, também os bons hábitos de higiene do cão irão fazer ele se sinta mais confortável e isso ir-se-á traduzir na sua aparência, comportamento e bem-estar geral.

E com os Cachorros ?

Durante os primeiros meses de vida, salvo por recomendação estrita do médico veterinário assistente, deve-se evitar dar banho aos cachorros, pelo menos até estar completo o seu programa de vacinação.
Uma vez que não devemos dar banhos aos cachorritos, para ultrapassar esta situação podemos usar toalhetes húmidos ou champô seco, e não esquecendo a escovar regularmente.

Dar banho ao cão pode mesmo ser uma tarefa bastante simples e que anda a adiar sem razões para tal. No entanto, ainda que muito fácil de executar, realizá-la com sucesso exige ter atenção a pormenores essenciais.

 

2 – Como dar banho ao Cão

como dar banho cao

Desde que se cumpram todos os cuidados inerentes ao banho, a forma como vai dar banho ao Cão vai depender tanto da sua preferência como de factores ligados ao Cão.
Alguns Cães, mostram-se mais confortáveis quando o banho é em casa, tambem é preferível dar banho em casa a um cão quando este esteja com alguma doença contagiosa ou com o sistema imunológico debilitado.

Mas, de maneira geral, o banho dado por um profissional é o mais recomendado, seja o banho dado em sua Casa, seja num local especializado para este tipo de serviço, porque contam não só com mais experiência em manusear o seu Cão, mas também com equipamentos de lavagem mais apropriados, como por exemplo, secadores próprios, shampoos e acessórios próprios para o banho que tornam esta experiência para o seu Cão menos stressante e mais confortável

No mercado não faltam produtos para usar no banho dos cães, mas não se deixe levar pelo preço ou pelo rótulo: escolha produtos que tenham em conta as características do seu amigo (pelo, alergias, etc). Proporcione ao seu fiel escudeiro momentos de conforto.

Dar banho ao cão pode mesmo ser uma tarefa bastante simples e que anda a adiar sem razões para tal. No entanto, ainda que muito fácil de executar, realizá-la com sucesso exige ter atenção a pormenores essenciais.

Antes mesmo de falarmos sobre o banho, é importante lembrar aos donos que as escovagens diárias são fundamentais para manter a higiene e o bem-estar do seu animal de estimação.

Ainda que o seu cão viva em apartamento, é natural que dê uns passeios pela rua – isso é, aliás, aconselhado para que mantenha uma atividade física regular. Sendo assim, todos os animais domésticos acabam por estar em contacto com a natureza, em maior ou menor grau de frequência.

É, portanto, certo que acumule mais sujidade e, por isso, a escovagem diária do pelo vai ajudar a manter a sua higiene em dia. A escovagem é, também, indicada antes de dar banho ao cão.
Mas, como nem só de escovagens se faz a rotina de higiene dos animais domésticos, se quer saber como manter o seu cão limpo, vai ter de aprender mais sobre como realizar a tarefa de lhe dar um bom banho.

BANHOS E TOSQUIAS AO DOMICILIO

Consulte aqui os nossos Serviços Banhos e Tosquias a Cães

Alguns conselhos que consideramos essenciais

Comece por adequar o sítio do banho ao porte do animal
ou seja, um tanque é suficiente para um cão pequeno, enquanto que banheiras vão ser mais adequadas para os momentos de relaxamento de cães de maior porte;

Certifique-se que a água está morna
para garantir que o seu cão esteja confortável na altura do banho, a temperatura da água (nem quente, nem fria) vai ser fundamental, também, para optimizar o efeito do champô;

Coloque nos ouvidos pequenos chumaços de algodão
para impedir a entrada de água, os cães são especialmente predispostos à infeções nos ouvidos;

Durante o banho,
aplique o champô por todo o pelo, mas evite a região próxima dos olhos do animal.

O seu cão tem orelhas grandes?
Se a resposta é sim, temos uma nota importante para si: é natural que se acumule pelo no interior das orelhas e, por isso, deve ter especial atenção a esta zona durante a rotina de higiene do seu Cão
Deve certificar-se que limpa e retira os pelos acumulados, de forma a prevenir inflamações no ouvido do Cão

Secagem a seguir ao Banho
Durante os meses quentes do ano a secagem deve ser apenas com recurso a toalhas para retirar o excesso de água, nos meses mais frios pode-se utilizar o secador mas evitando sempre a proximidade com a pele do cão e a temperatura muito elevada.
Seque-o bem. Se o cão tiver muito pelo,ou se o tempo estiver demasiado frio, pode optar por usar um secador. sempre longe do pelo e nunca demasiado quente.

Prepare-se para apanhar um bocado de água, pois é normal que os Cães peludos queiram sacudir o pelo mesmo antes de chegarem à toalha.

Atenção a Banhos a mais provocam a perda da proteção natural que a pele dos caninos tem
provocam a perda da proteção natural que a pele dos caninos tem, o que significa que, se der muitos banhos ao seu patudo, vai deixá-lo mais exposto a fungos e doenças. Esqueça mesmo o uso de perfumes. Os cães detestam odores fortes e, ainda que a sua intenção seja das melhores, isso pode provocar uma alergia ao animal.

Champôs
Os champôs a utilizar deverão ser adequados ao tipo e pêlo do cão, uma vez que há uma grande variedade de Pêlos de Cão, havendo cães de pêlo curto, médio ou longo em termos de comprimentos e cerdoso, liso ou ondulado, podendo ser utlizados até os específicos para a coloração.

Nota: Não deve recorrer ao uso de champôs indicados para pessoas ou mesmo crianças uma vez que o pH e características da pele não são de todo semelhantes às dos cães, podendo por isso serem prejudiciais à saúde do seu animal.

Banho seco
Está indicado para a higiene dos cães quando o banho convencional não é oportuno como em dias frios ou no caso de se tratar de cachorros.

Este banho consiste na aplicação de um produto que não necessita de enxaguamento com secagem rápida, que limpa, perfuma, amacia e hidrata a pele e pelagem.

3 – Com que Frequência se deve dar banho ao Cão.

Quando dar banho cão

 

A frequência de banhos está relacionada com o modo de vida, actividades diárias e mesmo época do ano em que estamos.

No inverno, geralmente os cães passam mais tempo dentro de casa, não realizam tantas actividades ao ar livre, não há tanto pó no ar, passando assim mais tempo limpos.

No verão, as idas à praia – após as quais é imperativa a passagem do cão por água doce ou mesmo a realização de banho completo –, o pó e sujidade que existem em maior quantidade no ar potenciam a acumulação de detritos e surgimento de caspa, havendo maior necessidade de incluir o banho na rotina dos nossos amigos para manter a pele e pêlo saudáveis.

Muita gente tem dúvidas sobre de quanto em quanto tempo um Cão deve tomar banho. A verdade é que a frequência varia de acordo com o indivíduo, suas particularidades e principalmente seu estilo de vida, afinal, é claro que um Cão que tem o hábito de nadar, por exemplo, tomará mais banhos do que aqueles que não fazem nenhum tipo de actividade na água.

Banhos quinzenais já não são tão contra-indicados, pois “dão um tempo” para que a pele se recupere. Dependendo da raça, esse banho pode até auxiliar na manutenção de pele e pelos, evitando a presença de parasitas e a formação de nós, por exemplo.

Consulte um Especialista de banhos e Tosquias de Cães e Gatos para poder ter toda a informação sobre banhos a Cães

Se seu cão não se suja com muita frequência e vive dentro de casa, banhos mensais ou até mais espaçados do que isso podem ser ideais para ele. Na verdade, a questão dos banhos sem necessidade (sem estarem sujos) nos pets é algo muito mais para nós, humanos, do que para eles em si, portanto, a ordem é usar do bom senso e seguir as orientações do seu médico veterinário.

Independentemente da frequência do banho, manter o seu Cão sempre muito bem seco é fundamental para que ele não desenvolva doenças dermatológicas.

Mas, afinal, quando devo dar banho ao meu cão?

Cães com pelo mais curto – necessitam de menos banhos, por isso, aposte numa vez por mês durante o inverno e quinzenalmente em alturas de calor.

Cães com pelos longos – Podem necessitar de banhos mais frequentes, mas não deixe de perguntar ao veterinário qual é a indicação correta e fuja dos exageros, pelo bem da saúde do seu amigo.

4 – Manter a higiene

manter higiene cão

Para evitar que o seu Cão cheire mal e se mantenha limpo por mais tempo é importante escová-lo com frequência. É preferível escová-lo durante uns minutos por dia do que apenas uma vez por mês durante uma hora. Ao escová-lo eliminará o pelo morto e o pó e conseguirá que o seu cachorro se mantenha limpo por mais tempo.

Mas lembre-se que a escovar o Cão não substitui o banho.

E se der banho ao seu Cão e passados 3 dias ele se encher de lama?
Terá que lhe dar banho de novo. Não se preocupe se tiver de lhe dar banho duas vezes seguidas de forma excepcional, não vai prejudicar a sua pele e pelo por isso.

Se utilizar shampoo seco pode não lhe dar banho com água?
O shampoo seco serve para ocasiões excecionais em que não lhe pode dar banho, como por exemplo, quando o Cão vomita durante uma viagem de carro. O banho é fundamental para manter a higiene e a saúde do Cão.

5 – Cuidados a ter a dar banho ao cachorro

cuidados banho cao

Assegure-se que o secador não fica demasiado perto da pele, não o apontade diretamente para os olhos e mantenha o ar morno, e não quente.

Quando os cães ficam molhados, a sua resposta natural é rebolarem-se e esfregarem a cabeça, pescoço e corpo em qualquer pavimento que esteja disponível., incluindo relva.

Para evitar que ele fique novamente sujo, espalhe algumas toalhas no chão da casa de banho ou na relva e encoraje o seu Cão a esfregar-se aí.

Os cães de raças mais pequenas e magras têm frio muito facilmente. Mantenha o seu cão num espaço aquecido até estar completamente seco.

É muito importante que retire durante o banho completamente o Shampoo e o amaciador porque os resíduos podem provocar comichão ou secura da pele.

Limpe o interior das orelhas com um produto específico para a limpeza de orelhas (disponível nas clínicas veterinárias e lojas de animais), mas nunca coloque nada dentro dos seus canais auditivos, como por exemplo cotonetes ou pedaços de algodão.

Se o seu cão mostrar sinais de nervosismo, especialmente se este for o seu primeiro banho, dê-lhe muitos elogios e confiança de que tudo está bem.