Muitas vezes percebemos que os nossos cães espirram ou esfregam o nariz no chão como se estivessem incomodados. Fique a saber como funciona o Olfato do Cão e qual a razão de o Cão cheira o Xixi e o Cocó

E pode ser verdade! Cheiros que podem ser agradáveis e discretos, podem ser muito irritantes e desagradáveis para aqueles que “cheiram” milhares de vezes mais que nós.

De todos os 5 sentidos de um cão (olfato, audição, visão paladar e tato), o olfato é o mais desenvolvido. Os cães têm cerca de 25 vezes mais receptores olfativos do que os seres humanos. Os cães podem sentir odores em concentrações quase 100 milhões de vezes menor do que os seres humanos podendo detectar uma gota de sangue em cinco litros de água!

Nós Humanos seguimos os estímulos sensoriasi desta forma :
– Visão
– Toque
– Som
– Cheiro

Ou seja, a partir do que vemos , reagimos

O Cão segue uma ordem totalmente diferente
– Cheiro
– Visão
– Som
– Toque

Ou seja, o que o Cão cheira está básicamente a investigar e a experimentar

Quem ja teve a oportunidade de verificar uma ninhada de Cães acabada de nascer, perceberam que os filhotes mesmo sem abrir os olhos encontram a Mãe pelo cheiro.

Isso só é possivel porque o olfato é o primeiro sentido a desenvolver-se nos caninos, e o mais importante.

A comunicação consiste na transmissão de informação de um individuo para outro e é um aspecto social indispensável na conduta social de qualquer espécie. O cão utiliza sinais e comportamentos olfativos, Sinais e comportamentos auditivos e Sinais comportamentos visuais.

TÓPICOS

1 – O olfato de um Cão é muito mais forte do que o dos seres humanos
2 – Para um Cão, nós cheiramos Mal
3 – O olfato do seu Cão não pode ser enganado por nós
4 – Os Cães usam olfato para mandar mensagem através do xixi
5 – Os Cães usam olfato para mandar mensagem através do cocó
6 – Qual o significado quando um Cão cheiro o traseiro de outro Cão

 

1 – O olfato de um Cão é muito mais forte do que o dos seres humanos

Cao cheira tudo

Será que é mesm assim ? Pense no cheiro do seu Cão quando ele está molhado, e vai perceber o que é que  isso realmente significa. Quando o tema é sensibilidade nasal, os cães dão 10 a 0 aos humanos. Existem tantas variáveis que é praticamente impossível quantificar o quanto sensibilidade do olfato é melhor.

Para dar um exemplo, vamos imaginar que possui uma grama de um componente do suor humano conhecido pelo nome de ácido butírico. Surpreendentemente, os humanos até que destiguem bem o suor humanoo. Mas quando deixar o ácido evaporar no espaço de um prédio de dez andares, muitos de nós ainda seríamos capazes de detectar um cheiro tímido quando entrássemos no prédio. Nada mal, para um nariz humano. Mas considere agora isto : se espalhar o ácido butírico num prédio com altura de 91 metros e deixá-lo evaporar, quando um Cão entrar no prédio ele ainda será capaz de identificar o odor.

 

2 – Para um Cão, nós cheiramos Mal

cheiro cao humanos

Por mais limpo que estejamos, e por mais shampoo ou gel de banho, perfume ou desodorizante que usemos, para o seu Cão ainda cheiramos mal. Todo o ser humano possui um cheiro único, e isso é tudo o que um Cão precisa para distinguir uma pessoa da outra. Para os nossos cães, nós somos o que nós cheiramos, pois as sua visão é bem mais limitada do que a visão humana, e não serve como um guia muito confiável nesse aspecto.

Nós humanos realmente cheiramos mal. A axila humana é uma das fontes de odor mais profundas produzidas por nósl; o nosso hálito é mais uma confusão de cheiros. O órgão que cobre o nosso corpo – a nossa pele – também está coberta de suor e glândulas sebáceas, que libertal regularmente fluídos e óleos que contém o nosso cheiro particular. Quando nós tocamos em objetos, nós deixamos uma parte de nós neles; um pedaço de pele, por exemplo. Para os nossos cãess isso é bastante reconfortante, pois eles lembram-se de nós todas as vezes que cheiram ambientes de nossas casas. Quantas vezes estamos a passear o nosso na rua por entre pessoas e pessoas e ele afasta-se. Já reparou que quando o cao vem ter connosco vai cheirando as pessoas por quem passa. ?

 

3 – O olfato do seu Cão não pode ser enganado por nós

Cheiro cão

Pesquisas indicam que é muito provável que os Cães possam cheirar o medo, a ansiedade e até a tristeza em seres humanos. O hormônio da adrenalina não pode ser detectado pelos nossos narizes, mas os Cãess aparentemente conseguem senti-lo.

Além disso, medo ou ansiedade são normalmente acompanhados por uma batida de coração mais rápida e um fluxo de sangue também acelerado, o que manda químicos do seu corpo mais rápido para a superfície da sua pele. Tentar mascarar os seus fortes sentimentos com um sorriso casual pode enganar aos seus amigos, mas não irá enganar o seu Cão.

 

4 – Os Cães usam olfato para mandar mensagem através do xixi

cao fazer xixi

Os Cãess leêm e apercebem-se do mundo através de seus narizes e olfato. Os Cães usam a urina para escrevem mensagens, pelo menos para os outros Cães. É tentador por o seu Cão a continuar a andar quando ele está cheirando tudo na rua super devagar, mas da mesma forma que tambem gosta de saber fofoquices dos seus visinhos ou saber fofoquices lendo as as revistas cor de rosa, dê tambem uma hipotese para que o seu Cão ele leia a coluna de fofocas da vizinhança á sua maneira, e também deixe que ele escreva um pouco.

Fazer xixi com uma das pernas levantadas é típica de machos adultos, apesar de uma pequena percentagem de fêmeas também o fazer. É uma forma de os Cães deixarem a mensagem de que passaram por ali. Os cães tem tendência para urinar sobre as marcas deixadas por outro Cão, na tentativa de sobrepor a sua própria marca. Muitas vezes levantam a pata, contra determinados objetos verticais, sem efetivamente verterem qualquer quantidade de urina. Esta postura, só por si, é também uma forma de comunicação visual, ocorrendo, sobretudo na presença física de outro individuo.

Quando dois cães se encontram no exterior é frequente uma espécie de disputa de marcação, urinando ambos, alternadamente, por cima das marcas deixadas por cada um, com ou sem emissão de urina.

 

5 – Os Cães usam olfato para mandar mensagem através do Cocó

cao cheira coco

Quando o Cão faz cocó ele elimina também o conteúdo das glândulas anais. Estas encontram-se localizadas em ambos os lados do ânus e o seu conteúdo é ejetado, juntamente com as fezes, devido à pressão que exercem aquando da sua passagem pelo esfíncter anal.

O odor destas glândulas é altamente especifico e único, diferindo de individuo para individuo. Por ser tão especifico é importante tanto no reconhecimento territorial como individual. A secreção das glândulas anais varia de dia para dia e o seu odor tem que ser comparado com outros sinais químicos ou visuais, para permitir o reconhecimento diário do individuo.

Independentemente da idade e do Sexo do Cão uma forma importante de comunicação é tão importante que existe uma necessidade compulsiva de os Cães cheirarem as fezes deixadas por outros Cães.

 

6 – Qual o significado quando um Cão cheiro o traseiro de outro Cão

Quando os Cães começam a cheirar uns aos outros no traseiro, é provável que eles estão aprendendo muito mais uns dos outros do que você e o dono do outro Cão com uma breve conversa. O que os Cães estão a aprender, e o que eles fazem com essa informação, são questões para as quais ainda não existem respostas.

Mas é muito provável que ao invés de “O clima está bom hoje, não?”, eles estão mais para a vertente de “Tu és um cão simpático e fxe, e comeste carne recentemente, e tu tem mais ou menos 10 anos de idade?”