Naturalmente já ouviu falar da tosquia higiénica, um serviço muito comum disponibilizado por profissionais de Banhos e Tosquias.

A tosquia higiénica é tida como um dos cuidados mais importantes para a saúde e a higiene dos Cães e, quem possui um cão, deve ter sempre  esse compromisso mensal de fazer uma tosquia higiénica ao seu menino. Esse hábito e preocupação traz muito mais benefícios além do estético, ajudando a manter os cãezinhos livres do acumular de sujidade  e mesmo de acidentes.

Para algumas raças específicas, como a Shih-Tzu e  Schnauzer, a tosquia higiénica é um compromisso inadiável, já que, com uma quantidade gigantesca de pelos nos seus corpos, os cães destas 2 raças raças podem se deparar com diversas situações desagradáveis em função da falta de corte na pelagem.

Com o aumento dos serviços de banhos e tosquias por todo o País e estabelecimentos dedicados aos cuidados de animais de estimação , hoje é possivel encontrar ofertas variadas de estabelecimentos que realizam serviços de tosquia por toda parte.

BANHOS E TOSQUIAS AO DOMICILIO

Consulte aqui os nossos Serviços Banhos e Tosquias a Cães

Por que a tosquia higiénica é tão importante?

Como já foi explicado anteriormente, a tosquia higiénica pode ser considerada uma necessidade na vida dos cães, e não um luxo.

A Tosquia Higiénica ajuda a manter a saúde do animal por meio da prevenção do acumular de sujidade por entre os pêlos. A Tosquia Higiénica é indicado a todo tipo de cão com pelos longos, sendo que, quanto maior for o comprimento da pelo do seu cão, maior deve ser a frequência das tosquias

 

Além das raças Shih-Tzu, Schnauzer, os cães Maltês, Yorkshire, Poodle, Lhasa Apso e Collie também entram na lista dos que precisam deste serviço de Tosquia Higiénica com frequência para aparar os pelos.

Isto não quer dizer que mais nenhuma raça fique fora das Tosquias Higiénicas, já que mesmo os cães de pelos mais curtos podem ser beneficiados com este cuidados

As zonas mais indicadas para a Tosquia Higiénica são :

  • Zona das almofadinhas da sola das patas dos cães – A razão principal para a retirada de pelos é evitar que o animal escorregue na própria pelagem, que cresce bastante na região e dificulta a movimentação do animal sem acidentes.
  • Na Zona da barriga –  a razão principal é impedir o acumular de sujidade. Por ser uma região  diretamente ligadas às àreas de evacuação dos cãezinhos
  • Na zona intima, a razão Principal é impedir o acumular de sujidade. Esta é uma região diretamente ligadas à evacuação dos cãezinhos. É mais que óbivio que restos de urina ou fezes fiquem agarrados à pelagem do animal depois de fazerem suas necessidades, e este é um ambiente perfeito para a proliferação da bactérias e parasitas que podem trazer doenças de diversos tipos e níveis de gravidade ao Cão

Um bom Profissional de Banhos e Tosquias que disponibilizam este Serviço tambem fazem a depilação na área das orelhas do cão assim como o corte e o tratamento das unhas, a limpeza da área dos olhos e o arredondamento de patas.

Apesar da grande variedade de opções, nem todas as pessoas requisitam todo o conjunto de higiene que inclui esse serviço completo, já que muitos proprietários acreditam que a remoção de muitos pelos também pode trazer problemas para seus meninos. Entre os temores destes donos, o principal é o de deixar desprotegida a pele do cão, facilitando infecções e até mesmo queimaduras (principalmente na área da barriga) quando em contacto com o chão quente.

Leia Tambem Razões e Benefícios de dar Banho ao Cão