Passear o cão deve ser uma atividade diária e, de preferência, levada a cabo sempre à mesma hora e no mesmo local. Esta rotina ajudará o seu animal a adaptar-se a esse momento e a encará-lo com mais tranquilidade e menos stress.

É fundamental perceber como o passeio diário com o seu cão é imprescindível e insubstituível. Mesmo que tenha um espaço muito grande e amplo e brinque muito com ele, esse cansaço não deixa o seu animal satisfeito, pois além de gastar energias, ele necessita de explorar terrenos e áreas diferentes daquela em que costuma estar.

Benefícios de passear com o Cão

Quando o seu cão está aborrecido, o melhor é ir passear com ele e levá-lo para ver outros cães socializar respirar ar puro correr e para se libertar.

Lembre-se que o seu cãozinho é como uma criança: ele tem energia para dar e vender, que se renova rapidamente!

Tópicos

1. Acalma o Cão
2. Socializa
3. Promove a Saúde

 

Acalma o Cão

Quando se interroga sobre uma forma de fazer com que o seu cão pare de roer os móveis da sua casa Passear o Cão é uma forma de o acalmar.

É um raciocínio simples: se o cão tem muita energia acumulada a melhor forma de resolver gastar essa energia é passear o Cão com uma corrida simples e básica. Esta corrida tambem vai ajudar a controlar o ímpeto atlético do cão e tambem vai contribuir para reduzir a agressividade.
Lembre-se que o seu cão tambem sente tédio e ansiedade tanto como os Humanos.

leia o Artigo compreender a linguagem corporal dos Cães

Socializa

Ao passear com cachorro, o peludo parece alguém atrasado para pegar o ônibus? Ele sai correndo e, consecutivamente, te leva junto nessa agonia? Ou ele é o tipo de cachorro “no flashes, please!”, que não socializa com ninguém, nem mesmo com outros cães? Quando você o leva para passear, ele aprende dois princípios fundamentais da vida em sociedade: paciência e amizade.

Pode parecer até brincadeira afirmar isso, mas seu cãozinho tem instintos. Logo, você deve ensiná-lo a se controlar e a ter de fato paciência quando estiver andando pela rua. Do contrário, além de ele derrubar tudo e todos, o passeio com cachorro acaba frustrado e nada de útil terá sido absorvido no fim das contas. Ensinar o cão a respeitar o espaço do outro faz um tremendo bem ao espaço dele mesmo, porque assim seus limites ficam mais definidos e conhecidos.

E, no quesito networking animal, o campo das amizades só tende a aumentar e melhorar. Todos sabemos que os cães conversam entre si, latindo um ao outro, como se fosse um “opa, amigão! Como vai?”. Então, imagine passear com cachorro, levá-lo para conhecer o habitat de outros colegas, colocando-os para interagir e, assim, ajudá-lo a se sentir mais amado? Que presente, né?

Promove saúde

Se isso acontece com a gente quando nos exercitamos, vai acontecer com ele também. É importante passear com cachorro porque exercício físico emagrece, estabiliza o sono e promove a saúde muscular. Além disso, deixa melhor uma série de aspectos químico-hormonais no organismo do animal, como um intestino regulado ou uma estrutura corporal mais resistente.

 

Como passear com o seu Cão

Depois de ter uma coleira correctamente ajustada e propria para o seu cão, também se deve preparar física e mentalmente. Acredite que ele estará preparado  e pronto para sair e se divertir pelas calçadas e parques. Alguns cães podem puxar demais a coleira durante o passeio, o que pode exigir treinos de disciplina e até mesmo ter de contratar um treinador para o ajudar.

Antes de mais nada, verifique se o dia não está muito quente para passear com o cão. O chão não pode estar com temperatura muita alta porque pode causar queimaduras nas patas. Para saber se o chão está muito quente, é muito fácil. Toque no chão com a sua mão ou pé e se achar que está muito quente para si, para o seu cão tambem vai estar.

Mesmo que a temperatura esteja boa caminhe sempre pela sombra caso exista muito Sol.

Leve água e ração (dependendo do tempo em que estarão fora) para saciá-lo e o agradar nunca se sabe quando ele vai desejar beber um pouco de água

Uma das razões importantes de passear com um cão é fortalecer a sua autoestima. Incentivar com pequenos petiscos e fazer com que ele se sinta confortável para ter bons comportamentos durante o passeio.

Orrganize uma rotina de exercícios para que o seu cão não se canse muito. O tempo ideal de atividade vai depender da raça e da personalidade do Cão
mas apenas como um indicador de tempo : entre 30m a 60m

Para o passeio ser mais agradável tanto para si como para o seu cão exercite-se com ele, assim, ambos vão encontrar incentivos um no outro para manter um estilo de vida alegre e saudável, estreitando os laços de amizade e amor.

 

O que fazer quando não tenho tempo para passear com cachorro?

Se entendeu os benefícios do passeio, mas não consegue encontrar tempo na sua agenda para passear o seu cão, existem muitas soluções e opções para que o seu cão não fique sem passear.

Basta contratar um serviço de confiança.