Embora a formação de nós nos pelos dos cães possa parecer espontânea, na verdade, os nós nos pelos dos cães surgem como resultado de uma higiene inadequada. Assim, proporcionar o cuidado específico de acordo com a raça é fundamental para o bem-estar desses animais.

A tendência do pelo canino para se embaraçar é uma realidade, principalmente no caso dos pelos longos, encaracolados e finos. No entanto, a formação de nós nos pelos dos cães é uma combinação da falta de escovagem.
O problema desses característicos nós nos pelos do animal vai além do fator de beleza e estética, os nós podem causar infeções cutâneas a longo prazo.

Causas para a formação de nós nos pelos dos cães

Um nó é definido como um conjunto de pelos emaranhados e enrolados em torno de si mesmo. Embora possam aparecer em qualquer parte do corpo, o mais comum é encontrá-los em áreas que sofram algum atrito.

Entre as áreas mais propensas estão :

– o pescoço, devido à presença da coleira,
– atrás das orelhas,
– sob o queixo,
– nas axilas
– na parte inferior das patas traseiras.

Além disso, foi observado que cães que gostam de nadar, ou que tomam banho sem serem escovados posteriormente, geralmente apresentam mais nós. Isso ocorre porque a humidade faz com que os pelos se enrolem, o que, juntamente com o atrito corporal e a poeira, terminará em uma série de nós.

 

Leia Tambem

Como escovar o pelo do seu Cão
Desembaraçar nós do Cão
Dicas para manter os pelos do seu cão sempre bonitos

 

Como prevenir os nós

A principal medida para evitar a formação de nós nos pelos dos cães é garantir uma escovagem adequada. Para isso, é preciso não só estabelecer uma frequência adequada, que vai depender do tipo de pelo e se está na época de mudança de Pelo, como também se certificar de escovar não só a parte externa do pelo mas tambem a perte interior do Pelo.

Para evitar erros na escovagem, leia este artigo Escovar Pelo do Cão – Os instrumentos e as maneiras corretas, uma vez que existem desde pentes de dentes largos para cães de pelo duplo até modelos com cerdas do tipo alfinete.

O uso da ferramenta certa pode ser combinado com cremes ou condicionadores que facilitem a remoção dos nós quando o pelo está húmido. Tudo isso deve ser acompanhado por uma higiene adequada e regular, para a qual é preciso que os pelos sejam aparados, com a frequência necessária, por um profissional

BANHOS E TOSQUIAS AO DOMICILIO

Consulte aqui os nossos Serviços Banhos e Tosquias a Cães

Apesar dos cuidados indicados, se os nós aparecerem, existe uma maneira adequada de retirá-los sem ter que recorrer a uma tesoura normal, que poderia machucar o animal. Além disso, deve-se evitar que o nó seja escovado para que ele não aumente de tamanho e não cause puxões dolorosos.

Em resumo

Para evitar que os nós nos pelos dos cães se tornem um problema de pele maior, eles devem ser eliminados o mais rápido possível. O acumular de de muitos nós  pode impedir o fluxo de ar, prendendo piolhos ou outros parasitas no interior do Pelo, além de causar dor e irritação.