Chegar a casa e encontrar uma poça de xixi fora do lugar não é nada agradável, alem da sujidade que vamos ter de limpar tambem fica no ar e no ambiente da casa o mau cheiro.  Mas como ensinar o seu Cão a fazer as necessidades em casa no lugar certo ?

Sem dúvida, esta é uma das primeiras informações que as pessoas procuram para ensinarem os seus Cãozinhos

Apesar de serem especiais e importantes nas nossas vidas, é preciso ensinar os Cães  de como se comportarem de forma adequada em nossa casa, principalmente saberem que tambem têm um local próprio para fazerem o xixi e o cocó

É importante ressalvar que todo processo de ensinamento do cão é um processo gradual de aprendizagem, sobretudo em cães mais adultos.

Existem diferentes formas de ajudar seu cãozinho a fazer as necessidades em casa e no local adequado. Apenas precisa de ter muita paciência, e ser persistente.

Apresentamos agora algumas delas

 

TÓPICOS

1 – Defina um local em Casa para o cão fazer as necessidades
2 – Entenda o comportamento do seu Cão em casa
3 – Tenha paciência, não Ralhe com o seu Cão!
4 – Como evitar que o Cão faça xixi e cocó em casa fora do Local escolhido?
5 – Limpe o local em casa quando o Cão errar

 

 

1 – Defina um local em casa para o Cão fazer as necessidades

Local proprio em casa para o Cao fazer necessidades

Sem dúvida, uma das primeiras dicas que as pessoas procuram, é como ensinar o Cão a fazer as necessidades em casa no lugar certo.

Escolha um cantinho em sua casa que será o futuro WC do seu Cãozinho. É importante que seja sempre o mesmo local.

É muito importante que esteja distante, de preferência em locais opostos, da caminha e do local onde está a água e a comida do Cão.

Uma vez definido o espaço, torne-o o mais acolhedor e confortável e de fácil acesso para o seu Cão. Animais preferem superfícies com capacidade de absorção, por essa razão, escolha um local em que a área determinada para o cão fazer suas necessidades seja grande o suficiente para ele entrar e dar voltas. Quando o espaço definido para cão é pequeno, algumas vezes, mesmo indo ao local correto, o cão pode acabar a fazer xixi fora do local que você escolheu.

 

2 – Entenda o comportamento do seu Cão em casa

entenda o comportamento do cao em casa

Agora, o próximo passo é fazer com que o Cão faça as necessidades no local que você escolheu.

Atenção com os principais horários

Os Cães normalmente têm vontade de fazer xixi e cocó logo depois de comerem, ao acordar, após brincarem ou após uma actividade física. Então, para facilitar este processo de aprendizagem para o seu Cães após estes momentos pegue no seu Cão  e conduza-o até ao local que definiu para ele fazer as necessidades.

Pode demorar um pouco, mas esta rotina com o passar do tempo leva-o à perfeição.
Como referi tem de ter muita Paciência e ter muita atenção aos comportamentos do Cão.

Recomendo que fique atento aos sinais do Cão
Já reparou que antes de fazer xixi e cocó os Cães cheiram o chão e ficam a dar voltas em torno de si?

Este é o momento certo para pegar no seu Cão e conduzi-lo até ao local escolhido que definiu para ele fazer as necessidades.

Se o Cão porventura fizer as necessidades no local errado, não ralhe e gentilmente leve-o e conduza-o até o espaço definido.
Quando o seu cãozinho terminar, é sempre importante elogiá-lo e/ou recompensá-lo.

 

Leia mais sobre compreender a Linguagem corporal dos Cães

 

Afinal, na maioria dos processos treino, as recompensas são meios eficientes de conseguir resultados incríveis.

Tem de ter muita Paciência e ter muita atenção aos comportamentos do Cão.

 

3 – Tenha Paciência, não ralhe com seu Cão!

tenha paciencia e ensine o cao a fazer necessidades em casa

Se o Cão errar o local, não há qualquer problema, naturalmente vai ter outras oportunidades para ensiná-lo.

Se ralhar com o seu cão pode causar o efeito contrário, fazendo com que o seu Cãozinho tenha medo de fazer as necessidades à sua frente.

Por causa destes tipos de comportamentos, em alguns casos os Cães chegam a fazer as necessidades escondidos, com medo de serem repreendidos

Muito importante : Quando chegar a casa e encontrar xixi ou cocó fora do local destinado não ralhe com ele. O seu cão nunca entenderá qual o motivo de estar zangado com ele.

As 3 Palavras do sucesso do treino é: paciência, persistência e consistência.

É normal que o animal erre de vez em quando, mas não desista! Assim como as crianças, eles também estão a desenvolver a habilidade de esperar o tempo certo para irem fazer as necessidades no local certo

Importante: evite deixar a comida sempre disponível para o animal, pois dessa forma o cachorro não terá horários tão definidos para fazer as necessidades.

 

4 – Como evitar que o cachorro faça xixi e cocó em Casa fora do Local escolhido?

como evitar que o cao faça necessidades no local errado em casa

A melhor forma de evitar surpresas desagradáveis é sempre se adiantar e levar o seu Cão para fazer xixi e cocó antes que ele tenha vontade e que o faça no lugar errado. Para isso, você pode:

Levar o animal várias vezes até ao local certo que definiu para ele fazer as necessidades

Sempre que perceber que seu Cão está há algum tempo sem fazer necessidades leve-o até ao Local definido e fique junto dele algum tempo para ver se ele faz suas necessidades..

Todo processo de treino demora um tempo e, até que o cãozinho perceba onde ele pode fazer xixi e cocó, acidentes podem acontecer.

 

5 – Limpe o local em casa quando o Cão errar

limpe o local em casa oinde o cai fez necessidades

Os Cães têm um faro excelente. Por isso, eles naturalmente procuram fazer suas necessidades em locais que eles estão familiarizados com o odor.

Quando o cão fizer as necessidades no local errado, limpe muito bem. Qualquer vestígio do cocó e xixi que ele fez pode ser o suficiente para levar o animal a se aliviar no local inadequado.

Em contrapartida, quando o cão acertar o local, evite limpezas muito profundas (nada de cloro e produtos enzimáticos), pois isso fará com que o cão perca a referência do odor. Limpe profundamente somente quando o Cão errar o local.

 

Agora já tem informações importantes de como ensinar o Cão a fazer as necessidades em casa no lugar certo!

Através destas informações de como ensinar o seu Cão a fazer as necessidades em casa no lugar certo, com certeza o comportamento do cão vai ficar ajustado ao que você deseja. Basta ter paciência com o seu menino e tudo irá correr bem.