Todos que os que têm cães sabem que é importante escovar o Pelo dos cães, mas nem todos realmente o fazem, e muito menos sabem por que isso é importante.

Não é muito claro para a maioria dos donos de cães, qual o tipo de pelo do sue cão, qual a frequência necessária da escovagem, o instrumento certo e como fazer ou não fazer.

Também é um pouco dconhecido que escovar pelo do cão pode ser relaxante tanto para o dono como para o cão.

Pelos Longos, pelo finos, simples, duplos, longos e curtos,pelos encaracolados, pelo que parecem palha. As opções são variadas e podem confundir qualquer um. Aprender a escovar pelo do seu cão requer um pouco de paciência e interesse.

 

Conheça o pelo do seu cão

Para saber quando escovar o cão e que tipo de escova usar, é importantíssimo que o dono conheça o pelo do animal. Sentir como é o toque quando se passa a mão pelo cão, observar como ele se movimenta e a quantidade de pelos que o cão possui são pontos iniciais básicos para entender qual o tipo de pelo que o cão tem.

Quando é um cão de raça, é mais fácil identificar, pois cada raça tem seu pelo específico.

 

Raças originárias de regiões frias costumam ter pelo duplo e grosso, como uma capa protetora, e, por isso, o pelo é mais resistente e não enrola com tanta facilidade.

 

Raças de companhia que possuem pelo longo e simples tem a pelagem mais delicada e facilmente formam nós, o que requer um cuidado maior.

 

Já um cão Sem Raça Definida (SRD) pode ter qualquer tipo de pelo, e é importante que o dono o reconheça e escove conforme a necessidade.
Nós que podem se formar nos pelos por falta de escovagem realmente incomodam e magoam o cão, e um cão Sem Raça Definida (SDR) merece o mesmo cuidado e atenção que um cão de raça.

Outros cães que também merecem atenção são os de pelo curto. Por mais que os cães de pelo longo mereçam um cuidado especial, o pelo curto também precisa de escovagem regular.

Cães perdem pelos durante a vida inteira, sua pelagem está sempre a renovar-se, por isso, a escovagem de um cão de pelo curto tambem é muito necessária.

A escovagem evitará que o cão engula muitos pelos quando se lamber e também que caiam pelos pela casa inteira.

 

Entender como e quando escovar o cão

Depois de identificar o tipo de pelagem que o cão possui, o próximo passo para escovar o cão corretamente é escolher o instrumento certo.

Cães de pelo longo – preferencialmente devem ser escovados com escovas de aço, que desembaraçam os nós mais facilmente. Dependendo da grossura do fio vai ser a firmeza da escova. Cães de pelo delicado, como o Maltês ou o Yorkshire, devem ser escovados com calma por uma escova de dentes finos e mais flexíveis na base, para não danificar o pelo. Já cães de pelo duplo ou grosso pedem um pouco mais de firmeza na escova para retirar todos os nós e o grande excesso de pelos.

Leia Tambem
Como escovar o pelo do seu Cão
Desembaraçar e tirar Nós do Cão
Quando e qual a razão de cortar as Unhas do Cão


Os cães de pelo curto
– pedem escovas de borracha, que retiram os pelos com eficiência sem machucar a pele do bichinho. Até um cão de pelo bem baixinho e curto deve ser escovado, e por seus pelos serem tão unidos à pele, é muito perigoso usar escovas de metal e cortar a pele do cãozinho.

Os cães de pelo duro, que lembram cerdas de escovas de cabelo. Esse tipo de pelo é um pouco complicado de se escovar devido à sua grossura. É interessante que o dono vá com calma e cuidado, para não magoar o animal caso algum pelo seja arrancado.

Há no mercado loções especiais para escovagem do pelo de cães, que deixam os pelos mais fáceis de serem desembaraçados ao mesmo tempo que proporcionam brilho, perfume. Essas loções são variadas e existem tipos específicos para cada pelagem, basta procurar em lojas especializadas.

A frequência das escovagens vai depender do comprimento e da grossura do pelo. De forma geral, o cão deve ser escovado uma vez por semana, sendo que a região do focinho deve ser escovada diariamente. Porém, cães de pelo longo devem ser escovados de 2 a 3 vezes por semana, e raças de pelo muito delicado é indicado a escovagem todos os dias.

BANHOS E TOSQUIAS AO DOMICILIO

Consulte aqui os nossos Serviços Banhos e Tosquias a Cães

Relaxando o cão, o dono tambem relaxa

O ato de escovar cães pode ser uma maneira muito interessante de relaxar e passar um tempo junto com o seu cão. Ser escovado proporciona prazer e tira o stress do cão, que, se for acostumado desde pqueneno, vai adorar esse momento do dia.

É importante que o dono não veja a escovagem do cão como uma obrigação, mas sim como um meio de se ternura, ligação e aproximação com o seu cão ao mesmo tempo que cuida de sua saúde e bem estar.

Conversar com o cão durante a escovagem, brincar com ele, tudo isso proporciona felicidade ao cão, que se sente acarinhado. É interessante também sentar-se no chão para escovar o cão, para ficar no mesmo nível que ele, fazendo desse um momento, um momento muito especial para ambos

 

 

Fonte:www.cachorrogato.com.br