Os pelos do cão precisam de alguns cuidados simples para se manterem sempre bonitos e saudáveis. No entanto, eles também servem como indicativos de que algo pode não estar  tão bem com o seu menino de quatro patas.

 

Aqui seguem algumas dicas importantes

1 – Boa alimentação mantém os pelos bonitos

A boa alimentação do cão e o pelo bonito estão directamente ligados. Quando o seu cão recebe os nutrientes necessários para manter uma boa saúde, isso reflete-se na saúde Pelo. Por isso, não deixe de consultar um médico veterinário para saber qual a melhor ração para o cãozinho.

Mas, atenção: se mesmo com a ração correta o seu peludo está com os pelos opacos ou, ainda, com queda de pelo, é importante considerar algum problema de saúde, como alergias, por exemplo. Nesse caso, é necessário conferir com o veterinário qual a melhor solução a seguir

Inclusive, é válido observar se além da queda de pelo ele também está com a pele seca, avermelhada, com irritações ou com outros sinais de doença de pele. Isso pode significar algumas deficiências nutricionais ou, até, alergias a alguns alimentos, o que poderá exigir uma mudança no tipo de comida que lhe está  a dar.

 

Leia Tambem Dicas para dar banho ao seu cão em sua Casa

2 – Banhos semanais e shampoos específicos

A hora do banho também é muito importante quando o assunto é manter os pelos do cão sempre bonitos e brilhantes. Além de manter de o manter sempre limpinho, esse é o momento ideal para utilizar produtos que deixem o pelo impecável e saudável.

Banho Cão

Para o banho ideal, é importante utilizar shampoos e condicionadores adequados para o seu animal de estimação, tanto para a cor do pelo quanto para a raça.

Lembre-se sempre de utilizar produtos específicos para .cães. Nada de usar o seu shampoo e demais cremes no pelo do seu cão. Isso pode causar alergias e outros tipos de problemas de pele no seu cão.

 

BANHOS E TOSQUIAS AO DOMICILIO

Consulte aqui os nossos Serviços Banhos e Tosquias a Cães

3 – Mantenha os pelos sempre desembaraçados

Com uma boa alimentação e banhos regulares, o próximo passo para manter os pelos de cachorro sempre bonitos é escová-los frequentemente — especialmente quando o seu cão tem pelos longos

Assim, além de ter como desembaraçar o pelo do cão sem grandes dificuldades, pode aproveitar ainda um momento mais próximo com o seu cão, dando-lhe muito carinho

Outro ponto importante da escovagem dos pelos do seu cão é que, dessa forma, vai evitar o surgimento de nós no pelo. Além de incomodar e causar comichão, vai evitar ter de fazer uma tosquia mais cuidada feita por um profissional.

 

Leia tambem 4 Razões para escovar regularmente o pelo do seu cão

4 – Proteja os pelos do sol, cloro e afins

Os raios de sol podem ser perigosos aos cães tanto quanto são para nós. Os cães, especialmente os de pele rosada e de pelos brancos, também podem desenvolver cancro de pele devido à exposição excessiva ao sol, por isso consulte seu veterinário sobre qual o melhor protector solar para o seu cão

Água do mar, areia e cloro também podem ser prejudiciais, causando pela seca e irritações. Então sempre dê banho ao seu cão após um passeio na praia ou brincadeiras na piscina.

5 – Previna o aparecimento de Parasitas (pulgas e carraças)

Comichão em excesso pode ser sinal de pulgas e carraças. Estes parasitas, além de causarem doenças sérias, levam à irritação e que a pele do cão fique seca, sendo possível até ocorrer uma queda de pelos.

Caso o seu cão esteja com parasitas, consulte o veterinário para que ele possa indicar o melhor remédio para o tratamento.

 

Fonte : https://www.petz.com.br