Qualquer pessoa que passe tempo na companhia de um cão, sabe que, tal como as pessoas, cada cão é distinto e tem a sua personalidade e que os cães podem expressar muitos sentimentos no mesmo dia, tal como nós humanos e todos os outros mamíferos. Aprender a compreender a linguagem corporal do seu cão é a primeira prioridade que alguem tem de ter quando tem um cão ao seu cuidado.

Observar o comportamento dos cães a uma certa distância permite que tenha um panorama geral do seu corpo e do seu estado de espírito. Qual é a posição do cão? Está agitado, a fazer movimentos soltos? Ou está parado, numa postura rígida, com a boca bem fechada? Um cão com corpo solto, relaxado e descontraído está confortável. Por outro lado, qualquer movimento rígido, petrificado indica que o cão está ansioso, desconfortável e em guarda.

A comunicação consiste na transmissão de informação de um individuo para outro e é um aspecto social indispensável na conduta social de qualquer espécie. O cão utiliza sinais e comportamentos olfativos, Sinais e comprotamentos auditivos e Sinais comportamentos visuais.

Sim, isso e outros sinais são possíveis de “ler” nos cães através da sua linguagem corporal.

As orelhas, cabeça, cauda, corpo, boca, podem dizer muito para você a respeito dos cães, e ficar atento a esses sinais é extremamente importante quando estamos falando de aproximação de um cão com outro, ou mesmo de um cão com uma pessoa.

A linguagem corporal dos cães te dirá se ele está feliz, triste, com medo, agressivo, dentre outras emoções que podem ser passadas por gestos corporais. Por sua vez o outro cão que estiver olhando esse cão, também irá responder através de linguagem corporal o que está sentindo. É comum por exemplo, um cão ter uma postura de medo diante de outro cão, e por sua vez o outro cão obter uma postura de dominância, e às vezes isso gerar uma briga.

TÓPICOS

1 – Compreender Linguagem Corporal do Cão – Geral
2 – Compreender Linguagem Corporal do Cão antes da Mordida
3 – Compreender Linguagem Corporal do Cão – Orelhas, Olhos, Pelo e Cauda

 

1 – Compreender Linguagem Corporal do Cão – Geral

Por isso se você trabalha com cachorros, fique sempre atento a esses sinais abaixo, e se previna antes do problema:

1- Postura calma e relaxada,

é assim que esperamos nossos cães, costuma ter a boca aberta, e relaxada, orelhas balançam para trás e para frente, Idealmente, é assim que o seu cão passará grande parte do dia: tranquilo, bem exercitado, bem alimentado e confortável num ambiente familiar. Se estiver deitado, estará relaxado e quieto, mas pronto a levantar-se e mostrar interesse no que estiver a fazer. Os seus olhos estão suaves e calmos, movendo-se devagar, enquanto ele analisa tudo à sua volta, confortável a partir do seu local de repouso.

 

2- Postura corporal Ansiosa ou Nervosa:

Um cão quando se encolhe, coloca as orelhas para trás, rabo para baixo, indica que está ansioso no local. Normalmente a expressão do rosto demonstra medo, assustado, muita vezes ofegante. Pode detetar a tensão ou rugas no focinho e as suas orelhas (se forem levantadas) estarão ligeiramente para trás, à medida que ele as move para tentar obter pistas sobre o possível perigo. Mantenha-se atento sempre que o seu cão enfrenta uma situação nova ou desafiante.

 

3- Postura corporal chamando para brincar:

Boca aberta, orelhas para cima, mas que balançam, rabinho balançando, muitas vezes late, e abaixa a parte da frente do corpo. Uma cauda a abanar é um ótimo indicador do seu estado de espírito A felicidade é uma das emoções mais fáceis de reconhecer e é seguramente a expressão favorita do seu amigo de 4 patas! Os olhos do seu cão ficam dóceis e ternurentos, a sua testa relaxada e as suas orelhas para cima se ele estiver a correr ou a mexerem-se para a frente e para trás de forma envolvente e amistosa.

 

4- Postura de dominância:

Corpo projectado para frente, rabo alto e muitas vezes parado, orelhas para frente. Tende a tentar ficar com o corpo em cima do outro cão. Postura mais tensa, pode virar um ataque, ou não, isso dependerá de como o outro cão reagirá a esse sinal. Cães dominantes não são cães bravos e perigosos, mas podem ser tornar. Um cão dominate não é um cão ruim e não necessariamente será um cão de grande porte, isso porque instinto de dominância independe do tamanho e raça do cão, a dominância vem da personalidade de alguns cães.

 

5- Postura de Alerta:

Orelhas para frente, olhar atento a algo, corpo ligeiramente projetado para frente a boca pode estar fechada ou aberta com a sua língua dentro e centrada. A sua cabeça estará normalmente direita e levantada, a não ser que ele esteja pronto para ir atrás de alguma coisa, nesse caso a sua cabeça ficará mais baixa e inclinada para a frente. Um cão focado está alerta e concentrado em algo importante como uma bola, um biscoito ou até o próprio dono. Quando está focado em alguma coisa to o seu corpo se vira nessa direção, e pronto para a ação!

 

6- Postura de Agressividade:

Rabo costuma balançar, ladra mostrando os dentes, projeta o corpo para frente, muitos arrepiam os pelos das costas. Um cão zangado tentará parecer o maior e mais ameaçador possível, com o corpo tenso e esticado, olhar duro e sem pestanejar e orelhas coladas à cabeça. Estará em silêncio ou a rosnar baixo, mas ameaçador, uma vez que um cão verdadeiramente zangado não ladra! Evite provocar o seu cão se ele estiver zangado. Não fique a olhar, não grite com ele, nem faça movimentos bruscos. Dê-lhe tempo e espaço para se acalmar.

 

7- Postura de Medo:

o cão fica encolhido, as orelhas ficam bem para trás, boca costuma ficar fechada, e o rabo entre as pernas. Pode tremer de medo, e desviar o olhar. Essa postura pode virar uma agressão caso o cão se sinta muito confundido. O principal objetivo de um cão com medo é simplesmente sobreviver à ameaça, pelo que a sua linguagem corporal, expressões faciais e apetite só voltarão ao normal, quando ele se sentir novamente seguro.

 

8- Postura de Submissão:

um cão submisso tende a virar de barriga para cima. Às vezes a cauda fica entre as pernas, e as patas ficam encolhidas.o.Os cães submissos são os mais comuns, afinal os cães foram feitos para seguir um líder, os cães submissos são os que se submetem as vontades de outro cão ou de um humano, como é o caso de um cão adestrado. Embora a palavra tenha um significado ruim em relações humanas, mas cães submissos não são cães fracos.

 

2 – Compreender linguagem corporal do Cão antes de uma mordida

Sinais corporais cao antes da Mordida

Se estamos a falar da linguagem corporal canina, um dos conhecimentos mais valiosos é saber identificar quando um Cão representa uma ameaça e se prepara para uma mordida, neste caso os sinais costumam ser os seguintes:

  • Demonstra incómodo olhando para o outro lado, virando-se, bocejando e movendo-se lentamente.
  • Arranha e cheira o solo.
  • Mostra sinais de Stress :  o pelo do seu lombo fica eriçado, ofega, as pupilas ficam dilatadas e os olhos muito abertos, também pode tremer e sacudir-se. Estes sinais indicam que o cachorro se prepara para fugir ou para atacar.
  • O Cão deixa de mostrar sinais, permanece imóvel e foca-se na sua ameaça, caso não tenha conseguido neutralizá-la.
  • O Cão rosna e mostra os dentes.
  • Por último, faz um ataque e marca ou morde em um ato de defesa própria ou como defesa de algo ou alguém que considera que lhe pertence.

 

3 – Compreender Linguagem Corporal do Cão – Orelhas, Olhos, Pelo e Cauda

Já se interrogou porque é que o seu cão faz aquele sons estranhos na mesa de jantar?
Ou por que é que ele abaixa as orelhas para trás quando confrontado com um estranho?
Os cães falam connosco, mas numa linguagem diferente. Precisamos analisar sozinhos, mantendo em um contexto, evitando afirmar nossas próprias interpretações e lembrando que os cães já foram animais selvagens. Dizem também que os cães fazem mais de 100 expressões faciais diferentes. Não é por acaso que se diz : “O meu Cão só falta falar!”

 

As Orelhas

As orelhas juntamente com a cauda são as duas partes do corpo que indicam mais acerca da comunicação canina. No entanto, são também os que mais variam de cão para cão… por isso, a sua interpretação pode ser tanto óbvia como um pesadelo!

comportamento das orelhas do cão

Os Olhos

Tal como uma pessoa, os olhos dos cães podem ser muito expressivos. Os seus olhos podem revelar pequenas mudanças do estado de espírito consoante a forma, as pupilas e as “sobrancelhas” do olho. No mundo humano (e cultura), o contacto visual é um sinal de atenção, respeito, amor… é algo positivo. No mundo canino, não é bem assim. Normalmente os cães olham uns para os outros, mas rapidamente desviam o olhar como forma de eliminar qualquer sinal de ameaça. Cães que já se conhecem bem não têm qualquer problema em estabelecer contacto visual. Contacto directo e durante muito tempo pode ser traduzido como uma ameaça ou um desafio. Quando vir um cão pela primeira vez evite olhar-lhe fixamente nos olhos

Comportamento dos Olhos do Cão

Boca

Um dos elementos de comunicação mais complexos é a boca. A boca de um cão é como as nossas mãos; usamo-las para descobrir o mundo e normalmente brincamos ou movimentamo-las inquietamente quando estamos nervosos, desconfortáveis ou não sabemos o que fazer.

Comportamento dos Olhos do Cão

Pêlo

A erecção dos pêlo é sinal de um nível de alerta máximo e pode vir em várias formas, desde medo a contentamento ou excitação. Os pêlos levantados são normalmente associados à agressão, mas nem sempre este é o caso e muitas vezes isto é um acto involuntário e não uma forma de comunicação. Sabe quando fica frio e os seus pêlos levantam? Pois, a chamada “pele de galinha” não acontece só nessa situação. A ereção dos Pêlo pode ser dificil de detectar em cães com muito pêlo, por isso, nestes casos, preste mais atenção às partes já mencionadas.

 

Cauda

Contrariamente à crença popular uma cauda a abanar nem sempre é sinal de um cão amigável (ler artigo “Amigo ou inimigo? A cauda dá a resposta”). Para que lado é que ela está mais a pender, a sua velocidade e se está numa posição elevada ou baixa são factores que tanto podem estar relacionados com excitação até ansiedade.

 

Comportamento cauda do Cão

Nota : Ilustrações de Design LAB Creative Studio

 

Aprender a linguagem corporal do seu cão é uma ferramenta de muita importância para qualquer dono que queira compreender o seu cão e saber o que é que ele está a sentir, como está a sua disposição e o que é que está a tentar dizer.

A linguagem corporal de alguns cães é óbvia e facilmente perceptível , mas noutros é um pouco mais difícil. Além do comportamento do cão, por vezes até a predisposição genética tem um papel importante na sua linguagem corporal.

Com alguma prática, assim que souber o que procurar, os sinais básicos do Comportamento do Cão são fáceis de detectar.