Criar um animal de estimação requer amor, carinho, atenção e muitos cuidados. Um desses cuidados é escovar o pelo do Cão

Não importa se o pelo é curto, médio ou longo: mas a escovagem traz alguns benefícios, como manter a pelagem mais bonita, limpa e brilhante. Além disso, o hábito da escovagem  elimina os pelos mortos do cão e mantém os locais e zonas por onde o cão anda muito mais Limpos e asseados

Em cães com pelo Comprido, a frequência da escovagem deve ser feira com maior frequencia, caso tenha notado facilidade de formação de nós, que podem se tornar um transtorno, tanto para o tutor quanto para o animal.

 

Conheça a frequência da escovagem

Tente manter uma rotina de escovar a pelagem de seu cão todos os dias ou a cada dois dias. Assim, evitará o acúmulo de pelos pela casa e habituará o seu cão a esse hábito. O seu cão ao habituar-se a essa rotina e hábito cada vez ele se manterá docil e tranquilo.

Aproveite esse momento da escovagem para verificar a pele do seu cão, assim como se não tem pulga, carraças e outros parasitas.

 

Leia Tambem
Escovar o Pelo do seu cão – Os instrumentos e as Maneira Corretas
Conheça os tipos de Pelo do seu Cão
Compreender a Linguagem Corporal do seu Cão

 

Saiba o tipo de pelo do seu cão

É muito mais simples classificar o tipo de pelo de cães de raça, já que cada uma tem um padrão definido. Existem raças de pelo curto, como o Boxer, de pelo médio, como o labrador, e de pelo longo, como o golden retriever.

Os cães sem raça definida (SRD) têm pelagens variadas, cabendo ao dono ou ao veterinário saber identificá-las e classificá-las. Pode haver desde cães de pelo curto até os mais peludos.

Após classificar o pelo do animal, deve escolher o material necessário para a escovagem.

Relembro que os nós e pelo embaraçado formam-se por falta de escovagem. Os nós e os pelos embaraçados incomodam muito os animais, além de os magoar quando se fizer a escovagem.

 

 

BANHOS E TOSQUIAS AO DOMICILIO

Consulte aqui os nossos Serviços Banhos e Tosquias a Cães

Alguma dicas para escovar o seu cão

Se o cão for pequeno, coloque-o sobre seu colo. Já no caso de um cão grande, coloque-o numa cadeira uma numa mesa para que o trabalho não se torne muito cansativo.
Escove sempre na  direção do crescimento do pelo.

 

Seguindo a direção do pelo, comece a escovagem  pela cabeça, costas e laterais do animal.
Depois, escove as patas e a sua cauda.
Lembre-se do pescoço e das orelhas e, nas raças com muito pelo e pelo comprido, da barriga — mas cuidado com essa região para o não magoar

Escove-o de maneira suave e delicada, para que ele goste do contacto e principalmente se tiver alguns nós. O seu cão tem de perceber que a escovagem é um ato de carinho e amizade

Algumas dicas para retirar os Nós

 

Para retirar os nós, comece por colocar o cão deitado confortavelmente e selecione pequenas regiões de pelos em que localizou os nós.
Comece pela região ao redor das orelhas, que é mais incómoda para trabalhar. A melhor maneira de fazer é remover poucos nós ao mesmo tempo. Faça com suavidade.

Utilize um pente

Um pente de metal é a melhor escolha para remoção de nós. Penteie pouco a pouco, pegando o pelo da raiz até as extremidades. Dependendo do tamanho do nó, a escovagem poderá causar dor, por isso, execute a tarefa muito suavemente, devagarinho ate conseguir desembaraçar os pelos que formem o Nó

Corte os nós mais difíceis

A melhor solução para aqueles nós impossíveis de serem retirados com o pente é cortá-los com uma tesoura. Faça-o com muito cuidado para não magoar o cão. Se não se sente seguro não avance

Previna a formação de nós

A melhor maneira de prevenir a formação de nós e que seu cão não sofre para os retirar é com a prática diária da escovagem. Faça desse procedimento uma rotina. Uma boa dica é escová-lo após o passeio do dia. Certamente, ele estará menos agitado.