Muitas pessoas questionam-se quando se deve cortar as unhas aos Cães e muitos nem sabem qual a razão de as cortar

As unhas de cães e gatos crescem continuamente, assim como as dos humanos, e, por esse motivo, precisam de cuidados constantes.

Unhas grandes podem significar dor para o cão e risco de ferimento também para o dono

Mas nem todo cão precisa cortar as unhas. No caso de cães que fazem actividades e passeios , o desgaste pode ser natural, no atrito com o solo. Já aqueles que vivem em apartamentos ou em pisos lisos, precisam de ajuda periodicamente.

Leia o Artigo a Importancia e Beneficios de passear o Cão

Unhas grandes interferem na forma como o cão caminha e pisa o chão. Unhas grandes provocam problemas de postura e até quedas, porque o cão perde o contacto das almofadinhas das patas

As unhas de um Cão compridas, podem-se enroscar em algo e serem arrancadas acidentalmente, causando ao cão muita dor e sangramento.

Cães que caminham pouco e saem raramente para passear ao ar livre, devem ter as unhas aparadas frequentemente para evitar desequilíbrio e desconforto ao caminhar.

Cortar a unha em casa?

O Dono do cão pode-lhe cortar as unhas em casa, e há materiais próprios para isso. Mas tem de ter alguns conhecimentos da unha e saber perfeitamente quando e como Cortar. A não ser que tenha conhecimentos básicos de como o fazer, recomendamos que deixe esse trabalho para um profissional.

O Local correcto e o limite de corte é mais fácil de ser identificado em unhas claras. Nas unhas mais escuras, o vaso que irriga a unha não fica tão visível, e se o corte for feito no lugar errado haverá sangramento intenso e muita dor. Com o trauma, o cão pode ficar como medo na próxima tentativa e até morder para evitar o corte das unhas e naturalmente evitar mais dores

Quando cortar as Unhas?

Muitos cães não precisam ter as unhas cortadas, pois ele tem o hábito de cavar e de lixar as unhas, isso vai diminuir as unhas naturalmente e o dono não vai precisar cortar. Mas outros cães, que passam muito tempo em apartamentos e superfícies de cerâmica e não se habituaram a lixar as próprias unhas vão precisar desse cuidado.

Quando as unhas ficam muito grandes elas incomodam o cão ao caminhar, ele pode apresentar uma postura estranha, pode ser cortar por estar com as unhas muito grandes e com certeza que quando o cão caminhar em casa vai ouvir o bater das unhas no chão. São sinais claro que é hora de cortar as unhas do cão