Qualquer pessoa adora ver seu cãozinho lindo e saudável! E, para isso, alguns cuidados são essenciais, tais como a alimentação, os banhos e escovar regularmente o Pêlo.

A verdade é que cada raça de cão possui uma característica própria de Pêlo, e cada tipo de Pêlo precisa de cuidados específicos.

Os Pêlo dos Cães possuem uma importante função no organismo do Cão, e precisam de um cuidado diário. Além de protecção e isolamento térmico, muitas doenças podem ser notadas a partir do aspecto do pelo de cão.

Procure um veterinário para ter informação sobre o estado do Pêlo do seu Cão

Um profissonal de estética ou um Grommer  além de deixar os pelos saudáveis e bonitos, também pode notar se há algo de errado com o Cão. E, para um cuidado ainda mais personalizado, saber os tipos de pelo de um cão é essencial!

Tipos de Pelo de Cão

Cães de Pelo Curto
Cão de Pelo Longo
Cão de Pelagem Dupla

 

Cão de pelo curto

Este tipo de pelo necessita menos cuidado, mas atenção, Mesmo cães com pelo curto também precisam de ser escovados e precisam de ser vistos e cuidados por profissionais de banhos e Tosquias.

Geralmente, os Pêlos possuem de 1 cm a 10 cm, e podem ser lisos ou duros.

1. Pelo curto liso

É um tipo muito comum, presente em raças de grande, médio e pequeno porte. Seus pelos atingem, no máximo, 5 cm, e precisam de pouco cuidado. Como os pelos são tão curtos, os banhos e tosquias não precisam ser tão frequentes. Levando o seu cão  uma vez ao mês em um centro de estética ele estará bem cuidado.

Especialistas também recomendam que passe escove o Cão pelo menos uma vez por semana. A tosquia recomendada é a  Tosquia higiênica, cortando apenas em pontos específicos, como orelhas, patas e genitais.

Algumas raças de pelo curto liso são:

Boxer;
Bulldog Francês;
Pinscher;
Doberman.

2. Pelo curto e duro

O que diferencia este tipo de pelagem das outras é a sua textura. O pelo curto e duro possui um toque áspero, diferente das raças de pelo liso. Aqui, o tamanho do pêlo pode ser ainda maior, chegando até 10 cm.

Precisam de mais cuidados, mas são considerados de fácil trato. Os banhos aos cães devem ocorrer, no mínimo, uma vez por mês. Geralmente, a tosquia com tesoura é a mais recomendada.

Algumas raças que possuem pelo curto e duro são:

Fox terrier;
Schnauzer;
Dachshund de pelo duro.

 

BANHOS E TOSQUIAS AO DOMICILIO

Consulte aqui os nossos Serviços Banhos e Tosquias a Cães

 

Cão de Pelo longo

Os pelos longos são muito bonitos, mas precisam de um pouco mais de cuidado. Os cães de pelo longo podem ser de pequeno ou grande porte, e a pelagem também apresenta diferentes cores. São divididos em duas categorias, Pêlo Longo liso e Pêlo Longo Encaracolado ambas com suas características especiais.

1. Pelo longo liso

Pelo Longo Liso é uma das pelagens mais comuns. Apesar de ser lindo, o pelo longo liso precisa de muitos cuidados. Os banhos devem ocorrer mensalmente ou a cada quinze dias, e de preferência com um profissional qualificado, que saberá cuidar da hidratação com um shampoo adequado para cão e a secagem correta.

Deve escovar o Cão diáriamente, para evitar a formação de nós. Na hora de tosquiar a criatividade pode vir ao de cimo! Com os pelos longos, outros cortes são possíveis, a partir da personalidade do Cão.

Entre as raças mais populares, podemos destacar:

Lhasa Apso;
Shih Tzu;
Matês;
Yorkshire.

2. Pelo longo ondulado ou encaracolado

A textura do pelo longo ondulado é mais áspera, porém, isso não faz deles menos fofos! Os pelos desse tipo são mais maleáveis, e isso dá mais opções para a tosquia ao Cão com este tipo de Pêlo.

Os cães com pelo ondulado precisam de banhos mensais ou quinzenais, além de produtos específicos para uma hidratação ideal. Deve escovar o cão diáriamente para prevenir nós.

Leia tambem este artigo de 4 razões para escovar o Pêlo do seu Cão

Mas atenção na hora de escovar o seu cão de pelo encaracolado! A escova deve ser com dentes mais grossos e espaçados, para manter a textura natural do pelo do Cão.

As raças mais lembradas são:

Poodle,
Pequines;
Shih Tzu.

Cão de pelagem dupla

Além dos clássicos pelo longo e pelo curto, há ainda um terceiro tipo: a pelagem dupla. Cães com essa característica possuem dois tipos de pelo:

– um maior e mais exterior. Que geralmente fica à vista,
– um pelo curto e denso, mais próximo do corpo.

Esse traço é particular de raças típicas de regiões frias. Existem cães de pelagem dupla com pelos longos e curtos, e ambos necessitam de banhos mensais. Deve escovar diariamente ou uma vez por semana, dependendo do tamanho do pelo.

As raças mais comuns são:

Chow chow;
Rottweiler;
Border Collie;
São Bernardo.

Cuidar do pelo do Cão, é cuidar da saúde!

Independente do tipo de pelo do Cão cuidar do Pêlo é cuidar da saúde do Cão. A Falta de banhos, tosquia ou falta de escovar o Cão pode facilitar a entrada de parasitas, causar alergias e até mesmo provocar stress ao seu cão.