Dar banho em gato não é uma tarefa tão comum. Afinal, ele mesmo mantem-se limpo e asseado. Com as línguas ásperas, o gato consegue tirar qualquer tipo de sujidade e ainda deixa o próprio cheiro inconfundível a outros animais.

 

Porém, nem sempre a limpeza é tão eficaz quanto o animal deseja, por isso, aprender como dar banho em gato que não gosta de água torna-se ainda mais necessário.

O seu gato tem medo de água?

Se é assim, siga as nossa indicações e Sugestões

É possível dar banho Gato sem água?

O comum é dar banho numa banheira ou lavatório, mesmo em gatos. Porém, existem alguns gatos que realmente não gostam nada de água. Nesse caso, existem alguns truques que podem ajudar na limpeza do seu Gato

Lenços Humedecidos

 

Gato com medo de água não é tão incomum. Por isso, foram criadas algumas alternativas para ajudar os tutores a limpar esse gatinho cheio de personalidade, como o lencinho humedecido.

Trata-se daquele lencinho encontrado em farmácias e supermercados, por isso não é tão difícil encontrá-lo. Mesmo que esse não seja o produto ideal, em casos de emergencia, quando não há tempo de levar o gato a um profissnal de Banhos e Tosquias, esta é uma boa solução para deixar o seu gato bem asseado e bem cheiroso.

Agora, lembre-se: na hora de escolher o lencinhoh umedecido para o seu gato, confira se o item não contém álcool na composição. Isso porque esse ingrediente vai prejudicar a pelagem do seu gato.

Além disso, uma dica é sempre verificar no rótulo do produto e preferir aquele com ingredientes naturais, como lavanda ou aloe vera. Caso tenha alguma dúvida, consulte sempre o seu veterinário e pedir algumas indicações.

 

BANHOS E TOSQUIAS
Vamos Buscar e LevarConsulte aqui os nossos Serviços Banhos e Tosquias a Gatos

 

Banho a seco

O banho a seco é uma outra solução para dar banhos a Gatos que não gostam de Água. É possível encontrar esse item em qualquer loja especializada, tanto no formato spray quanto mousse. Assim, é só escolher o que mais agrada.

Inclusive, não precisa de se  preocupar se o banho a seco vai incomodar o seu Gato. Este produto foi desenvolvido com esse fim. Assim, todos os produtos da composição são indicados para o cuidado da pele e do pelo do gato.

Para dar banho sem molhar o gatinho, saiba que é só espalhar o produto pelo corpo dele com várias massagens circulares. Depois, é só remover. Lembrando que uma escova pode ser o item ideal para finalizar essa limpeza sem um pingo de água.

 

Leia Tambem
Nocões ara Cuidar Gatos pelo Comprido
Tudo Sobre  Higiene dos Gatos
Tirar os Nós em Gatos de Pelo Comprido

 

Afinal, por que gato tem medo de água?

Várias animações e filmes que mostram o pavor dos gatos com a água, mas sabe exatamente por que gato não gosta de água?

Algumas explicações:

  • Sistema respiratório frágil, por isso, o gato não está acostumado com a água;
  • Territorialismo, já que a água elimina o cheiro natural, deixando o Gato  muito inseguro.
  • Dificuldade de Locomoção. A água aumenta o peso dos pelos, modificando a sensibilidade tátil dos gatos
  • Variação de Temperatura- A variação de temperatura é stressante para qualquer animal

Mesmo assim acredite que um cheirinho novo pode ser o que ele precise, a opinião do seu gato pode não ser a mesma.

 

É importante dar banho em gato?

Depende!
Alguns gatos realmente conseguem manter-se limpos sem precisar de água e banho, somente usando a língua áspera para dar-se banho. Porém, isso não acontece com todos.

Existem alguns gatinhos que não conseguem fazer a higiene 100%, por isso é necessário uma ajuda para as “dobrinhas” não acumularem sujidade, causando alguma irritação na pele.

Cuidados com gato

O processo de dar banho em gato deve ter todo um cuidado para não se tornar uma tarefa assustadora, como molhá-lo aos poucos, incentivá-lo com biscoitos, entre outros.

Além disso, cuidado com o exagero! A indicação é não dar mais de dois banhos por mês para o gato não stressar, nem perder o odor natural. Isso também vale para os banhos a seco, que podem fazer mal à pele se ocorrerem com muita frequência.

Consulte  sempre um profissional de Banhos e Tosquias