OS Gatos de Pelo Comprido são lindos de se ver e naturalmente que vai adorar acariciá-los e passar os seus dedos pelos pelo do Gato

Gatos de pêlo comprido são raças bonitas e elegantes. Para todos os amantes de gatos que gostam de gatos de pelo comprido, os gatos Persas são naturalmente a primeira escolha.

Vamos dar alguma noções de  como proteger os Pelos compridos do seu gato  e garantir que o pelo cresça saudável e  permaneça maravilhosamente saudável, sem nós e brilhante tal como deseja

A mudança de pelos em gatos

A primavera e o outono é o periodo em que os gatos mudam de pelo. Gatos de pelo comprido são equipados pela natureza com um “casaco” quase completamente novo. Quando o sol ganha força ao ar livre, é quando eles se livram do seu pelo velho de inverno.

Este pelo de inverno é substituído por um ‘casaco’ de verão muito mais leve, que protege o gato da radiação UV e do calor excessivo. Correspondentemente, o casaco de inverno – com sua espessa camada isolante de pelo – protege o gato contra o desconforto da humidade e do frio.

De qualquer forma, o tutor do gato tem muito que fazer. Porque infelizmente eles perdem os pelos, diariamente e de forma contínua. Uma das razões para isso é o intenso uso da lambidelas instintiva, alem de os próprios pelos cairem por si só

 

Leia Tambem
Importancia de escovar os pelos dos Gatos
Como evitar que um gato solte muito Pelo
Dar Banho ao Gato é uu não Necessário

 

Em gatos de pelo comprido, uma Percentagem incrível de 12% a 24% do peso corporal é basicamente pelo!

Gatos que vivem em ambientes fechados são particularmente propensos à mudança de pelo. Isso ocorre porque a temperatura na casa em geral permanece praticamente a mesma, o que significa que o gato não precisa de se adaptar ao calor ou ao frio.

E os dias também, em vista da iluminação interna, são todos aproximadamente do mesmo tamanho. Alguns gatos reagem a esse ambiente artificial, perdendo pelos o tempo todo, e infelizmente os gatos de pelos longos são particularmente propensos a isso.

E na primavera o fenómeno é ainda mais acentuado.

Gatos de pelo comprido que vivem dentro de casa, é claro que são mágicos e lindos, mas não há dúvida de que cuidar deles exige mais trabalho do que os gatos de pelo curto.

Se possível, deve escová-los todos os dias, desde o começo – isso é algo que deve ao seu gato de pelo comprido!

BANHOS E TOSQUIAS AO DOMICILIO

Consulte aqui os nossos Serviços Banhos e Tosquias a Gatos

Identifique a causa dos problemas de pelo

Às vezes pode ser útil compensar deficiências da dieta dando vitaminas para seu gato. O seu veterinário poderá lhe aconselhar nesses casos,de qual a melhor alimentação para o seu Gato

Infestação parasitária

Quando os gatos estão infestados de parasitas, eles são naturalmente levados a se coçar muito. Nos piores casos, isso pode resultar na remoção de grandes tufos de pelos. Deve consultar um veterinário de forma a o seu gato poder ser analisar, e recomendar o medicamente mais apropriado.

Perda de pelo relacionada o Stress

Uma pessoa nova na casa, uma situação de competição com outros gatos, mudança de ambiente – existem muitas razões para causar stress suficiente num gato para causar a perda de grandes quantidades de pelos. Em alguns casos, consulte um veterinário

Esforços físicos excepcionais

Após uma cirurgia, febre ou até gravidez, o desgaste físico envolvido pode causar perda de pelos em animais de pelo Comprido

A alimentação correta

Nós somos o que comemos – e com certeza isso tambem se aplica aos gatos. E comida de qualidade, naturalmente, vai resultar num pelo denso e belo. Gatos são carnívoros, então é importante escolher uma comida que tenha uma grande proporção de carne facilmente digerível.

A proporção deve ser de dois terços. O sistema digestivo dos gatos domésticos é primariamente equipado para carne e a proteína contida nela.

A carne também contém taurina – um aminoácido importante que gatos não produzem. Quando os gatos tem uma dieta natural de alta qualidade, o pelo vai ser melhor por isso.

Consulte o seu veterinário de sua confiança quais fatores você deve ter em mente quanto a alimentação do seu gatos, e quais aditivos são apropriados para beneficiar seu pelo.

Escolha momento certo para cuidar do pelo

Quando o gato está relaxado e carinhoso, e se tem tempo para fazer o serviço como deve ser, então é o momento certo para cuidar do pelo do seu Gato

Seria ótimo que o cuidar do Pelo do seu gato seja uma rotina diária. O seu gato de pelo comprido vai agradecer – com todo o seu afeto.

Deve encontrar um quarto sem ruídos que possam distrair o animal.

Gatos geralmente não gostam de serem virados de barriga para cima. Então ou coloque o gato numa mesa, ou escove a barriga por baixo. Ou outra variante é colocar o gato ao seu colo, e segurar as patas dianteiras com uma mão enquanto penteia com a outra.

Quanto mais seu gato de pelo comprido confiar em  si, mais ele estará disposto a deixar que cuide de seu pelo. No final dê um petisco  como recompensa, e o seu gato irá registrar o fato de que isto vai resultar em recompensa.

Este ritual diário de escovagem também vai criar uma relação mais próxima entre si e o seu Gato

Os gatos são animais de hábitos, e vão adorar o ritual diário consigo cuidando do seu pelo

Cuidados regulares são importantes

Porque quanto menos frequentemente escovar oo pelo de um gato, mais difícil a próxima escovagem se torna, e mais demorada, Alem de ser mais provável de poder encontrar pelos emaranhados e nós próximos à pele.

Os nós podem causar danos permanentes à pele sensível do gato. Podem aparecer eczemas que causem comichão, e áreas sem pelo podem se infetar, com efeitos sérios sobre a saúde do animal.

.

Habitue o Gato a uma Escova e quanto mais cedo, melhor

A parte importante é levar em consideração as características individuais de cada gato. Nunca force o gato a fazer algo que ele não queira. Isso se aplica a animais jovens e velhos.

Viver com gatos é uma lição sobre paciência! Então deve reservar mais ou menos 15 minutos do seu dia para o ritual de cuidados diários

Menos, no fim, pode ser mais, já que gatos de pelo comprido podem apresentar criar e apresentar facilemnte pelos embaraçados e com nós

Uma escova especial é altamente recomendada para garantir o sucesso do tratamento dos pelos do seu querido felino.

Tal como para cabelos humanos, escovas feitas de cerdas naturais (de javali, por exemplo) são as melhores, caso queira um pelo macio e sedoso.

Deixe todas as ferramentas prontas (escova, pente, panos úmidos, lenços humedecidos, talco, etc.) antes de começar. A maneira mais simples é conseguir uma cesta para todos os utensílios necessários.

Pesquise um pouco na Internet, existem acessórios apropriados para cada tipo de Pelo

 

Produtos para cuidar do pelo de gatos

Atrás das orelhas, sob a axila, na parte interna das patas e ao redor do rabo – estes são todos lugares onde o gato é naturalmente sensível, tal como nós humanos. É recomendado tratar estas áreas antes com pó talco por exemplo

Pode encontrar no mercado sprays para remover nós para as áreas mais teimosas e embaraçadas. Use o spray, então cuidadosamente seque e então penteie – este é o método correto.

Também existem óleos para cuidar dos pelos de gatos de pelo Comprido

É importante procurar produtos de qualidade e naturais. Gatos podem ter reações alérgicas a produtos sintéticos, e também são muito sensíveis a odores. Odores que nós gostamos podem ser absolutamente repulsivos para um gato.

Dar banho no gato? – É realmente necessário?

Isso depende. De modo geral, a resposta é não. Gatos saudáveis e que vivem dentro de casa não necessitam de banhos periódicos, já que o próprio hábito de higiene dos felinos é o suficiente para mantê-los sempre limpinhos.

Já felinos que têm acesso a rua — um hábito que não é recomendado — podem ser submetidos a banhos periódicos para eliminar sujidades, que, quando acumuladas, podem gerar problemas de pele e outras consequências negativas.

Gatos com algum tipo de problema de pele, como dermatites, podem — e devem — fazer uso de banhos terapêuticos com produtos específicos, sempre recomendados pelo médico veterinário responsável.

 

Cortando o pelo de um gato de pelo comprido

Caso seja absolutamente inevitável, pode ter de cortar um nó – seja com um utensilio póprio de remover nós, ou talvez com uma tesoura própria sem pontas

Por favor seja muito cuidadoso neste caso, pois gatos raramente ficam completamente imóveis. Insira um pente entre a pele e o nó antes de começar a cortar – então provavelmente nada de mal acontecerá.

Alem de escovar, deve continuamente aparar os pelos compridos ao redor do rabo do animal. Porque esta área é onde as fezes podem-se aderir ao pelo, com consequências muito desagradáveis!

Quando realmente não há alternativa, a única Solução é tosquiar o Gato

Quando o pelo está completamente embaraçado, cheio de nós e danificado, levar o seu gato a um profissinal de banhos e Tosquias é o mais indicado.

Cortar o pelo vai estimular o crescimento de novos pelos. Neste ponto, a escovagem regular é mais importante que nunca.

 

Fonte : https://www.catsbest.com.br