Os Gatos são conhecidos por serem animais muito independentes. Adoram brincar, comer e dormir bastante. Porém, quando se trata da higiene dos gatos, eles não passam despercebidos.

Os gatos são conhecidos por serem animais muito asseados. Quem nunca verificou nas lambidelas que eles dão em si mesmos?

Mesmo com toda essa independência, quem tem gatos em casa sabe que não é somente das lambidelas que é suficiente para a sua higiene. É aqui que os tutores devem entrar em ação e colaborar

.

Como deve ser feita a higiene dos gatos?

Os cuidados de higiene e limpeza devem ser levados a sério. Já que isso garante conforto do seu gato e evitam que alguns problemas surjam durante a sua vida

Além de cuidar da pelagem do gato, o cuidado com a saúde bucal e a manutenção das unhas também fazem parte da higiene dos gatos.

Seguem alguma dicas para a hegiene do seu Gato

Banhos sim, mas sem exagerar

O assunto banho deve ser uma das questões em que mais se geram dúvidas. Afinal, os gatos têm a fama de tomarem banho sózinhos

Os veterinários afirmam que as lambidelas são importantes para a pele de gatos porque limpam a sujidade mais suave e, para a sujidade mais complicada, utilizam os dentes.

Um dos deveres dos tutores é ajudá-los pelo menos uma vez por mês , dependendo do tipo de pelagem, nesta sua higiene.

Lembrando que os banhos são mais necessários se o seu gato estiver muito sujo ou a cheirar mal.

Não esqueça de utilizar shampoos que são específicos para os gatos. Uma vez que o pelo deles é completamente diferente dos pelos dos cães.

Há quem diga que os gatos não gostam de banho por terem medo de água. Mas quando acostumado desde filhotes, eles lidam tranquilamente com os banhos.

Escovagem para manter os pelos bonitos e saudáveis

Apesar de não precisarem de muita ajuda para cuidar dos seus belissimos pelos, para manter a macios e sem muitos nós, a escovagem é essencial.

Hoje em dia, o mercado oferece diversas escovas e pentes com finalidade direcionada para os pelos dos gatos. Portanto, basta escolher a que mais irá se adaptar com os pelos do seu gato

Escolha a melhor ração para o seu gatinho

Engana-se quem pensa que a ração pode ser a mais barata ou qualquer outra que encontrar nas lojas. Isso interfere diretamente na saúde do animal.

A escolha da ração deve ser direcionada para o seu gato se manter sempre saudável e com todos os nutrientes necessários.

A Alimentação do seu Gato interfere não apenas na saúde do gato como também tem uma ação importante de manter os pelos saudáveis, evitando a perda de pelo

Dê preferência a rações que são feitas especificamente para a raça do seu gato. Quanto melhor for a ração, melhor será a saúde e estética do animal.

Leia Tambem
Como evitar que um gato perca muito pelos
Importância da Tosquia Higiénica a Gatos
Entenda a necessidade de escovar os Gatos todos os Dias

Acostume o seu Gato com a higiene

Como já mencionado, os gatos não costumam gostar muito de água. Mas isso se deve-se a não terem sido habituadas desde gatinhos

Os veterinários aconselham que os gatos sejam acostumados com banhos e outros tratamentos desde que são pequenos. se assim for eles habituam-se a este Hábito

Lembre-se sempre de utilizar água morna. Nunca use a temperatura da água muito quente ou muito fria. Isso pode comprometer a saúde do seu gato.

Procure deixar o ambiente calmo e agradável quando for a Hora do Banho. Não faça movimentos bruscos que podem assustar o Gato.

Se o seu gato já for adulto e não está acostumado com a rotina de higiene, é indicado que profissionais qualificados Eles saberão como cuidar do seu animal de estimação.

A higiene bucal do Gato não pode ser deixada de lado

Assim como os cães, os gatos também acumulam placas bacterianas e tártaro nos dentes. Sendo assim, deve haver uma escovagem diária

No mercado existem escovas e pastas que são especialmente para os gatos. Nada de utilizar escovas e pasta dentifrica que não sejam especificas para os Gatos.
Corte as unhas do seu gatinho

BANHOS E TOSQUIAS AO DOMICILIO

Consulte aqui os nossos Serviços Banhos e Tosquias a Gatos

As unhas dos Gatos

Quem não menciona sempre as longas e afiadas unhas dos Gatos, estas famosas unhas servem para o Gato se proteger. Como os gatos geralmente vivem em ambientes domésticos, as suas unhas não se desgastam como se estivessem na natureza.

Claro que os cortes das unhas dos gatos não são obrigatórias. Mas, para que ele não se sinta incomodado andando ou correndo pela casa, o ideal é que sejam cortadas.

Investir em em objectos proprios para o Gatos arranhar as Unhas é essencial para que ele faça bom proveito. Afinal, arranhar é um ato instintivo para ele, tanto para conservar o estado das garras quanto para libertar o Stress.

Mantenha a caixa de areia sempre limpa

gato preve morte
Para manter a higiene dos gatos sempre em dia, também é importante dar espaço para limpar a caixa de areia dos gatos.

Por serem animais muito limpos, eles sentem-se muito incomodados quando sua caixa está muito suja. Ou seja, é preciso manter sempre o seu espaço privado livre para que eles evitem demarcar outro local da casa!

Mantenha as visitas ao veterinário em dia

A higiene dos felinos é sinónimo de saúde. Sendo assim, é essencial que as visitas ao veterinário sejam frequentes.

Como são conhecidos por serem bem limpos, quando notar que oseu gato não se preocupa com a sua propria higiéne tenha cuidado porque pode ser indicação de algum problema com a saúde do gato.