Para os gatos, o Natal pode ser uma época de stress e até riscos graves. Sabemos que os gatos gostam e precisam de rotina, e que eles muitos são sensíveis às mudanças no seu ambiente, tornando as comemorações um enorme desafio.

Além disso, a estação do ano significa que algumas plantas, alimentos tóxicos, brinquedos, e decoração de Natal podem ficar mais acessíveis aos gatos, comprometendo a sua saúde.

Plantas Tóxicas

Sabemos que gatos são animais curiosos e amam novidades. Gostar de plantas é um comportamento natural para eles, já que as plantas fazem parte da natureza.

Decorar a casa com flores, ganhar ou presentear as pessoas com vasos e bouquets é um hábito comum, porém algumas plantas podem ser extremamente tóxicas e até fatais para os felinos.

BANHOS E TOSQUIAS AO DOMICILIO

Consulte aqui os nossos Serviços Banhos e Tosquias a Gatos

 

Árvores de Natal

Sabemos que a relação dos gatos com as árvores de Natal não costuma ser muito positiva. Gatos são considerados animais semi- arborícolas, ou seja, na natureza, uma parte do tempo deles, eles passariam em cima de uma árvore, um telhado etc.

Se na sua casa, ou seja, no território do gato, não tiver prateleiras, nichos, banquinhos ou arranhadores altos para ele subir, ele pode infelizmente ter a curiosidade e a necessidade de subir na sua árvore de Natal.

Como medida de prevenção, é melhor escolher então uma árvore pequena, para que não ocorra riscos de acidentes mais graves.

 

Leia Tambem
Cuidados a ter com o seu cão na Época de Natal
10 Sinais que indicam que o seu gato gosta de Si
Compreender a Linguagem Corporal do Gato

Enfeites da árvore e decoração de Natal

Aqui todo cuidado é pouco, já que o número de acidentes com gatos que ingerem brinquedos e peças decorativas no Natal infelizmente aumentam nessa época do ano. Muitos precisam passar por cirurgia, e outros infelizmente até perdem a sua vida.

 

Comidas de Natal

Alguns alimentos utilizados na ceia de Natal podem ser tóxicos para os gatos. Lembre de avisar as visitas sobre esses alimentos:

Qualquer “comida de humano” pode ser prejudicial para os gatos se eles não estiverem habituados. Evite oferecer coisas que o gato nunca comeu, e mantenha a alimentação dele como antes.