Na festa de Natal e Passagem de Ano, nada mais justo do que incluir o seu cão e/ou Gato nestas suas festas

No entanto alguns cuidados são necessários.

De forma a aproveitar da melhor forma as festa neste periodo Natalicio com os seus amiguinhos confira aqui algumas sugestões

 

Mantenha Longe pequenos objetos

Deve-se ter cuidado para não deixar ao alcance do seu cão objetos pequenos que possam chamar a atenção para morder ou engolir. Um exemplo muito comum é a árvore de Natal que, por conter muitos enfeites em formatos de brinquedos, acaba chamando a atenção do seu cão.

Outros objetos comuns nessa época também podem oferecer riscos, como velas acesas, embalagens e fitas. Por isso é sempre importante estar atento para que eles não engulam os enfeites ou até mesmo mordam as luzes e acabem apanhar choques elétricos

Cuidado com plantas tóxicas

Outro ponto de atenção são algumas plantas de natal que podem ser tóxicas aos animais. Um bom exemplo é a poinsétia, também conhecida como bico-de-papagaio ou flor-do-natal, que é comum ser utilizada como adorno nessa época do ano e é extremamente tóxica a cães e gatos. Caso o seu animal tenha entrado em contacto com essa planta, alguns sintomas que ele pode apresentar são vómitos, diarreia, tremores, salivação e dermatites. Nessa situação, leve o seu animal para o médico-veterinário mais próximo.

 

Tenha muita atenção aos cacos de Vidro

Em festas de final de ano é comum que acidentes possam acontecer com vidros, garrafas, copos ou até as bolinhas de Natal que se colocam na Arvore de Natal ou enfeites que se quebram, que podem causar lesões físicas nos animais.

 

Cuidado com a alimentação

É normal que alguns tutores queiram agradar os seus cães com petiscos ou comidas disponíveis na mesa de jantar. Entretanto, muitos alimentos de consumo humano são tóxicos para os animais, podendo transformar um simples gesto de carinho em sérios problemas de saúde.

Para evitar que isso aconteça na sua casa, separamos alguns exemplos de alimentos comuns em festas de final de ano que são altamente tóxicos para os cães

BANHOS E TOSQUIAS AO DOMICILIO

Consulte aqui os nossos Serviços Banhos e Tosquias a Cães

 

Bebidas alcoólicas

Ao serem ingeridos pelos animais de estimação, esses alimentos podem causar vómito, diarreia, apatia, desidratação, paralisia e, em muitos casos, podem levar ao óbito. Infelizmente, o tratamento dessas intoxicações são somente paliativos, e pequenas doses desses alimentos já podem fazer com que não seja possível salvar a vida do animal.

Leia Tambem
Cuidados a ter com o seu Gato na Época de Natal
Peitoral para o cão Quais os Beneficios
Compreender a Linguagem Corporal do Seu Cão

Previna-se quanto aos fogos de artifício

 

Nesta época do ano, o uso de fogos de artificio é uma prática muito comum. Para os cães, eles podem apresentar uma real ameaça, principalmente porque a maioria dos fogos de artificio têm estouros altos. Para uma parcela dos animais, a queima de fogos pode ser um momento emuito stressante. Isso acontece porque cães e gatos possuem audição mais aguçada do que os seres humanos. Dessa forma, o barulho para eles é muito mais alto e, consequentemente, mais desconfortável.