Mas porque uivam, ladram e choram os Cães? O que é que faria se o seu Cão falasse consigo durante  24 horas?

Seria a sua oportunidade para explicar claramente as regras da casa, onde ele deve fazer as necessidades, o que é proibido fazer e como é que ele se deve  comportar em casa e durante o passeio na rua

Diria que é errado tirar a comida da mesa, explicaria que ir ao Veterinário faz bem, e mostraria que vale a pena dar-se bem com os Cães dos vizinhos

Mas enquanto não nasce um cão que fale a nossa lingua, teremos que entender perfeitamente a linguagem corporal do Cão, a linguagem Verbal e Linguagem do Olfacto do Cão

Acredite, isso é possível!

A comunicação consiste na transmissão de informação de um individuo para outro e é um aspecto social indispensável na conduta social de qualquer espécie. O cão utiliza sinais e comportamentos olfativos, Sinais e comportamentos auditivos e Sinais comportamentos visuais.

O cão possui um desejo nato de fazer a nossa vontade. E se hoje isso não acontece, é justamente pela dificuldade que ele possui em entender o que você deseja.

Está curioso para saber como deve comunicar com o seu cão de uma maneira que ele entenda? Então continue lendo esse artigo sobre a Linguagem verbal dos cães

 

TÓPICOS

1 – Porque Uiva o Cão
2 – Porque Rosna um Cão
3 – Porque chora um Cão
4 – Porque Ladra um Cão

 

 

1 – Por que Uiva o Cão?

Cão a Uivar

O uivo é uma forma de comunicação á distância que os cães utilizam.. Assim eles podem saber onde os outros estão os cães  estão e desta forma podem-se reunir seguindo o som do uivo.

Por isso é comum logo após ouvir um Cão a uivar  que outros Cães tambem começar a ladar ou a uivar na vizinhança. Esse comportamento é uma característica que foi herdada desde os tempos dos lobos, que usavam os uivos para reunir as matilhas na hora de caçar ou para proteger o ninho do bando.

Mas não é só por isso que os cães uivam. Quando uma fêmea entra no cio, um odor característico se espalha com o vento, com o intuito de atrair os machos da região para o casalamentoo, o que faz com que os cães da vizinhança comecem a uivar quando próximos de uma fêmea nesse período.

No entanto, o uivo, em certas situações, pode indicar que o animal está com algum problema.

Se o seu cão está sempre a uivar e sem motivo aparente isso pode indicar que pode estar a sofrer de ansiedade por alguma separação (seja de um membro da família ou outro animal que lhe fazia companhia) ou mesmo de algum problema de saúde.

Se o seu cão uiva quando está por perto e sem motivo aparente, deve levá-lo ao veterinário

Veja aqui algumas das razões porque os Cães  Uivam

– Os cães uivam porque se sentem sós
– Uivar pode ser uma forma de aliviar a energia acumulada
– Uivar também pode ser uma forma de expressar alegria e excitação
– Os cães também uivam para alertar para a presença de estranhos
– Uivar como indicador de mal-estar ou doença
– Pode indicar a presença de alguma cadela no cio

 

2 – Por que Rosna um Cão?

Cão a rosnar

 

Os cães rosnam entre si e rosnam á nós para expressar algo que lhes desagrada. Um puxão na cauda, um comportamento agressivo ou um castigo excessivo podem fazer com que um Cão rosne para nós, é a sua forma de dizer: Já chega!

Quando um Cão rosna é muito importante não tocar nele (uma vez que nos pode morder) nem castigá-lo. Repreendê-lo quando rosna pode fazer com que morda imediatamente uma vez que já nos está a avisar quando está a rosnar para nós.

Por esse motivo será fundamental identificar as causas que provocaram esse rosnado e tratar o problema de raiz.

Deve saber que é muito importante trabalhar este tipo de problemas com um profissional como um educador canino. Se o nosso cachorro tiver um comportamento por muito tempo e se habituar a repeti-lo, a modificação dos hábitos adquiridos vai ser muito mais complicada, por isso deve começar o quanto antes.

Alguns conselhos e truques para que saiba como se comportar quando o seu cão rosna para si

– Não o castigue o seu Cão.
– Utilize apenas o reforço positivo.
– Não lhe toque quando estiver rosnando.
– Não o repreenda se rosnar.
– Observe o seu comportamento.
– Identifique o contexto.

 

3 – Porque Chora um Cão ?

Cão a chorar

 

Quem tem um Cão em casa sabe que ouvir um Cão a chorar não é algo incomum, especialmente nos casos em que este cão é um filhote. No entanto, os motivos para que o choro deles ocorra podem ser bastante variados, indicando uma série de sentimentos e necessidades diferentes.

Em muitos casos, o fato de ouvir um Cão a chorar  pode significar que o seu Cão está apenas a fazer manha e a procurar  a sua atenção para receber carinhos e miminhos.

Entretanto, o choro do seu cãozinho também pode indicar doenças, tristeza e solidão, entre outros problemas; portanto, ficar ligado aos sinais que o animal envia pode fazer toda a diferença para que a sua saúde e o seu bem-estar possam ser mantidos.

Estas são as principais razões por que os cães choram:

 

1. Sentem falta da sua família

Os cães recém-nascidos são os reis do drama. E um dos principais motivos é que simplesmente desejam ficar juntos com a sua família. Quando um filhote nasce, ocorre um processo chamado ‘imprinting’ que obriga os tratadores a deixá-lo permanecer os dois primeiros meses com a mãe e os irmãos para que o bicho adquira a habilidade da socialização.

Como tal, é provável que o cachorro passe toda a noite a chorar.

 

2. Sentem medo

Existem muitas coisas que podem despertar o medo nos cães. Por exemplo, mudar de casa, os barulhos do exterior, deixá-lo nas férias noutro lugar, o veterinário ou ficar sozinho.

Normalmente, isso passa, à medida que o cão se apercebe que está num processo de integração ou quando o dono regressa para o ir buscar.

3. Sentem fome

Cada cão tem uma forma de comunicar com os humanos. Por exemplo, quando sentem fome, muitos optam por ir ao comedouro e mexer no objeto com a pata para fazer barulho e transmitir aos donos a ideia de que sentem fome ou sede.

Por outro lado, outros optam por chorar. Embora, geralmente, chorem perto do local onde costumam ser alimentados.

4. Sentem dor ou mal-estar

Se um cão não se sente bem, pode transmiti-lo aos demais através do choro e de gemidos. Nesse caso, o melhor a fazer é levá-lo ao veterinário, ainda mais se perceber que o animal está abatido.

5. Por vezes não passa de pura manipulação

Como dissemos antes, os cães recorrem a associações. Se desde pequeno que acalma o choro do bicho com brincadeiras e carinhos, o animal sabe disso, e, agora, recorre à mesma técnica para chamar a atenção.

Todavia, a verdade é que ninguém melhor do que você conhece o seu cão a ponto de conseguir diferenciar as causas que estão por trás do seu choro. Ouça o seu melhor amigo!

 

4 – Por que Ladra um Cão ?

Cão a ladrar

Os cães ladram para comunicar com outros cães e com as pessoas. Não tem o mesmo significado das palavras da linguagem humana, mas representa um tipo de comunicação que informa sobre o estado emocional do cão que o está fazer.
Estamos a falar do latido, uma das características distintivas dos cães. Os seus antepassados, os lobos, não ladram tanto como os cães, logo a domesticação teve, provavelmente, muita influência nesta tendência acrescida para ladrar.

Os cães podem ladrar em muitas situações: quando alguém se aproxima ou entra no seu território, para cumprimentar, receber atenção, ameaçar e defender, durante as brincadeiras, quando são deixados sozinhos, quando têm dor, em situações de conflito, frustração ou excitação, em resposta aos latidos de outros cães e até mesmo em situações nas quais não é possível identificar qualquer estímulo que desencadeie essa reação.

Tipos de ladrar
Apesar de o ladrar poder, muitas vezes, parecer igual, há diferentes tipos de ladrar. Cada um corresponde ao seu cão a tentar dizer-lhe algo. Pode perceber o porquê do seu cão estar a ladrar prestando atenção ao meio ambiente ou tentando perceber do que poderá ele precisar.

– Ambiental

Muitos cães ladram a algo no seu meio ambiente, tal como ao barulho de um carro a passar, à presença de outros animais ou até ao clima. Um pouco deste tipo de ladrar é normal, mas deve assegurar ao seu cão que não tem nada com que se preocupar. Em muitos casos, este tipo de ladrar será esporádico.

Há muitas formas de ajudar o seu cão se ele estiver a ladrar por estar assustado. O seu cão pode estar a ladrar porque tem medo de barulhos altos, tais como fogo de artifício ou trovoadas. Pode ajudar a reduzir esta ansiedade, criando um espaço seguro para ele, durante estes período ou mesmo confortando-.

– Emocional

O ladrar dos cães também pode ser provocado por excitação, medo ou aborrecimento. Se os cães ladram porque estão aborrecidos, significa que é muitas vezes uma forma de pedirem atenção. É totalmente normal os cães ladrarem um pouco como resposta às emoções. Não precisa de se preocupar, exceto se o ladrar for excessivo.

– Físico

O seu cão pode ladrar para tentar expressar alguma necessidade física, como por exemplo se tiver sede ou fome. Garanta que ele tem tudo que necessita para prevenir este tipo de ladrar. Os cães também podem ladrar se precisarem de ir à rua passear, uma vez que ladrar é uma boa forma de gastarem a energia em excesso. Deve, por isso, garantir que o seu cão faz exercício físico suficiente.

 

Um cão a ladrar pode estar feliz, zangado ou qualquer outro tipo de sentimento. Observando os sinais no seu comportamento e o ambiente onde se encontra, conseguirá facilmente perceber o que o seu cão está a tentar dizer-lhe. Ladrar é a forma natural que o seu cão tem para comunicar consigo!