Essa questão é bastante comum para quem possui um cãozinho, já que eles passam muito tempo a lamber os pés dos seus donos.

Nada no mundo se compara a alegria que os cães nos trazem ao vir cumprimentar-nos ao chegarmos a casa depois de um longo dia de trabalho. A expressão de pura felicidade que eles têm ao nos verem fazem com que saibamos o quanto nos amam. Uma ocorrência comum nessas horas é o “beijo” canino.

Frequentemente eles nos dão uma grande lambidela ao celebrar.

Mas por que o cachorro lambe o dono?

cao lambe dono

Ele está seguindo um comportamento natural profundamente enraizado

As lambidelas são uma forma do cão explorar o mundo ao seu redor. Lamber serve a diversos propósitos no mundo de um cão.

Recolher informações é uma delas.

O olfato é o sentido mais forte de um cão.

Saiba mais sobre como funciona o Olfato de um Cão

Os humanos tendem a usar a visão porque geralmente possuem excelente visão.

A visão dos Cães não é assim tão famosa. uma das razões é não terem a possibilidade de distinguir luzes no espectro verde e vermelho

 

Qual a razão de Lamberem os Pés dos Donos

1 – Submissão
2 – Chamar a Atenção
3 – Recolher Informações
4 – Alivio Stress
5 – Amor

Cão Lamber Pe pessoas

 

Existem diversas razões para isso, mas as principais são as seguintes:

 

1 – Submissão

Uma das principais razões pelas quais um cachorro lambe os pés de uma pessoa é para indicar submissão ao seu dono. Mais importante, indica a sua felicidade nesse papel. Pode ser que para o animal de estimação, represente uma forma de deixar o dono “mais arrumado” ou dizê-lo que é submisso a ele.

2 – Chamar a atenção

Esta pode ser uma maneira do Cão dizer que gostam de si e querem a sua atenção e aprovação. Pode ser que o comportamento esteja sendo reforçado pelo dono, que presta atenção e dá carinho enquanto ele o faz. É bem provável que na primeira vez que o animal teve essa atitude o tutor reagiu de uma forma que o agradou.

 

3 – Recolher informações

Lamber é um comportamento multipropósito para esses animais, por isso o motivo por trás pode ser difícil de identificar. O ato serve para coletar informações, cominicar, se alimentar e até mesmo liberar endorfinas, hormônios que causam bem estar, no organismo. Além disso, as mães lambem seus filhotes para conseguir limpá-los, ajudá-los a começar a respirar e estimular a digestão dos recém-nascidos. Em turnos, os filhotes irão lamber o rosto de suas mães para demonstrar submissão.

 

4 – Alívio de stress

Pensa-se que a lambidela possa ser um comportamento auto-calmante que liberta endorfinas. Mas os motivos não são apenas de amor e carinho. O animal pode lamber para tentar se acalmar em um momento que se sinta tenso e estressado – como foi explicado acima, o ato de lamber libera endorfinas no cérebro dos cães, e por isso eles se sentem bem.

 

5 – Amor

Essa mania é uma forma do bichinho de estimação mostrar cuidado e amor. Além de melhorar a “aparência” do dono, deixando-o mais arrumado, o ato pode ser entendido como uma maneira do animal demonstrar seu afeto. Outra opção é a forma de manutenção social para os cachorros. Para eles é como se algum amigo estivesse trançando o seu cabelo ou fazendo as suas unhas, ele está mostrando o seu amor cuidando de sua pele, dos pés nesse caso.

 

Apesar destas justificações e mesmo que os Pés estejam Sujos e a cheirar a Suor  os Cães lambem na mesma os Pés dos Donos?

Ás vezes é o que está no pé que conta, quanto mais suado estiver melhor. Os veterinários alegam que uma alta percentagem dos Cães que têm o hábito de lamber possuem problemas gastrointestinais primários, aqueles que acometem os órgãos do sistema digestivo, como intestino, estômago, esófago e cólon, e os órgãos acessórios da digestão, como o pâncreas e também a visícula biliar. Assim, existe a possibilidade do animal estar a tentar repor um nutriente mineral em falta no seu organismo.

Pôr um  fim a essa mania é simples, não dê atenção para o animal quando ele estiver a lamber os Pés.Castigar não é a solução, isso pode ser pior  se o caso fora a tentativa do alívio de stress, mas mostrar que outras actividades como brincar com a bolinha é tão legal quanto funciona.

Se o comportamento de lamber for compulsivo, e o seu Cão não estiver a enter que já não deseja mais que ele lamba os pés, marcar uma consulta com um veterinário ou especialista em comportamento animal de confiança pode ser uma boa ideia.

A parte boa é que os donos não precisam ficar muito alarmados, já que na maioria das vezes esse comportamento de lamber pés não é algo que incomoda muito e dificilmente representa um problema mais grave.