Quando convive na mesma casa com um Gato, naturalmente que ouve vários sons distintos no decorrer do dia. Apesar do significado de alguns barulhos serem facilmente discerníveis (o som da tigela de comida enquanto olha para si, por exemplo), nem sempre é tão óbvio. Em alguns casos pode ter um gatinho particularmente falante. Tal fato é ainda mais verdade com os amigos peludos mais velhos, já que os gatos ficam mais vocais à medida que envelhecem ou sua audição piora.

TÓPICOS

1. Miar
2. Ronronar
3. Chiar
4. Rosnar
5. Gorjear

Aqui segue o que poderá significar alguns dos sons emitidos por um Gato:

1. Miar

Como dono de animais de estimação sabe que um gato emite um clássico miau por várias razãoes. Entretanto, os gatos não fazem isso entre eles, então, o que ele está a tentat dizer?

Ele pode usar o seu miado para pedir comida ou água, cumprimentar quando chega a casa depois de um dia de trabalho, pedir um carinho ou pedir para esfregar a barriga. Os gatos também conversam consigo usando diferentes tipo de Miar  dependendo da situação, como “eu quero este lugar do sofá” – algo que eles sempre parecem querer.

Apesar da incessante miadeira ao comer, usar a caixa de areia ou a qualquer momento incomum pode significar que ele não está se sentindo bem, geralmente o seu bebê peludo veio lhe dizer um OLÁ.

2. Ronronar

Dificilmente existirá algo melhor na vida do que seu gato se aconchegar a si, acariciando com o focinho e ronronando ao final de um longo dia. Ronronar é como os filhotes que nasceram cegos e surdos se comunicam com a mãe, mas todos os gatos usam este método durante a vida inteira – até mesmo consigo. Preste bastante atenção aos ronronares do seu gato e notará alterações no tom e na vibração. Todos eles o ajudam a comunicar consigo para dizer que está bem e feliz.

Um motivo menos conhecido: Os gatos poderão também usar esta vocalização para se confortarem quando estiverem assustados, portanto, assegure-se de dar aos seus gatos muito amor enquanto os ouve.

3. Chiar

Quando um gato chia ou até rosna, não é por estar sendo mau. Significa que ele está assustado e por isso está na defensiva. O seu animal poderá chiar para uma visita desconhecida (ou alguém que ele conhece mas não gosta) ou até mesmo para outro gato como um alerta “afaste-se.” No fim, ele está apenas lembrando a todos de quem é o chefe de verdade. Uma coisa certa, o Chefe não é você

Ignore o chiado ao invés de gritar ou olhar com reprovação para o seu gato. Apenas dê-lhe um tempo e então seu carinho inerente por ele ressurgirá e o chiado irá desaparecer. Dar a ele o espaço que precisa para acalmar os nervos sempre vai ajudá-lo a se sentir mais seguro.

4. Rosnar

Se acha que rosnar é só para os cães, pense mais uma vez! A Associação Americana de Prevenção à Crueldade com Animais (ASPCA) destaca que “algumas raças de gatos, especialmente os siameses, são mais susceptíveis a miados e berros. Qualquer gato “reprodutivamente intacto rosnará para atrair uma parceira.

Caso o seu gato não preencher estes critérios, ele poderá rosnar por estar em uma situação de emergência, talvez preso em algum lugar ou até mesmo magoado ou ferido. Em outros cenários, os gatos rosnam porque querem que venha ver logo a presa que ele lhe trouxe (e nem sempre é um brinquedo). Em qualquer caso, dê atenção imediata ao seu gatinho de casa para garantir que tudo está bem.

Saiba mais sobre a linguagem corporal dos Gatos

 

5. Gorjear

Este é um dos barulhos mais estranhos dos gatos reservados para ocasiões muito especiais. Muitas vezes o seu gato vai gorjear ou trilar, para alertar a casa quando ele vê um pássaro, esquilo ou um coelhinho pela a janela. Não é um miado completo, mas sim um comando que os filhotes aprendem muito cedo, de acordo com a The Sociedade Humana, quando a mãe usa o som para colocar seus bebês na linha. Caso tenha mais que um gato, também poderá ouvi-los conversar entre si da mesma forma. Ele em algum momento usará este truque consigo para conduzi-lo até a tigela de comida ou acompanhá-lo até a cama.

Prestar mais atenção a esses sons dos gatos criará um laço mais forte entre você e o seu melhor amigo. Tambem o ajudará a entender melhor as necessidades dele para que lhe possa oferecer tudo o que ele precisa para se sentir feliz, saudável e seguro.