A limpeza da orelha do cão e do gato é tão importante como todos os outros cuidados que são destinados a estes animais.

É recomendável que a limpeza seja feita uma vez por semana, mantendo as orelhas limpas e saudáveis e consequentemente prevenindo o surgimento de infecções; otites, ou seja, a inflamação nos ouvidos,  maus Odores, entre outros problemas que podem atingir o aparelho auditivo dos animais.

A higienização do ouvido de cães, é de extrema importância para o bem-estar do animal e prevenção de doenças. Por ser uma região de difícil acesso, esse serviço exige certa habilidade e é preferível por muitos tutires, que seja realizado em locais especializados.

A frequência ideal para a realização das mesmas varia conforme o tipo e tamanho de orelha que seu animal de estimação tiver, mas a média gira em torno de duas semanas. A limpeza em cães que possuem pelos dentro do ouvido, como poodle, shitszu e lhasa Apso, é realizada por meio da aplicação de um pó específico que ajuda a amolecer os pelos e facilita a retirada tanto desses pelos quanto das sujeiras. Após essa extração, os nossos profissionais utilizam uma solução específica para a limpeza, e por último, secam com um algodão seco, a fim de evitar inflamações.

Já os cães que possuem orelhas maiores, caídas ou compridas, necessitam de cuidados redobrados, uma vez que a quantidade de pelos excessiva apresenta maior risco de acumular sujeira e humidade, favorecendo a manifestação de doenças e odor desagradável.

BANHOS E TOSQUIAS AO DOMICILIO

Consulte aqui os nossos Serviços Banhos e Tosquias a Cães

Se optar por fazer essa higienização em casa, não é recomendado o uso de cotonetes, álcool e outras ferramentas utilizadas em humanos, pois o ouvido dos cães é sensível e o mau uso desses utensilios s pode ocasionar dificuldade na audição, muita dor e até mesmo a perfuração do tímpano do seu cão ou Gato.

Em que situações deve limpar os ouvidos do seu cão?

Por exemplo, se o seu cão andou a brincar na lama e as orelhas dele ficaram mesmo sujas é importante limpá-las. No entanto pode retirar a maior parte da sujidade passando uma toalha húmida.

Nalguns casos a sujidade está localizada numa zona mais interna do ouvido. É então aconselhável fazer uma limpeza mais profunda. Neste caso consulte um Profissional.

Leia Tambem

Como escovar o pelo do Seu cão
Como limpar os dentes do seu Cão
5 dicas para cuida das unhas do seu cão

Que cuidados deve ter quando limpa os ouvidos do seu cão?

Os ouvidos dos cães são muito sensíveis. Assim, deve ter muito cuidado ao fazer a limpeza para não causar ferimentos ou inflamações. Certifique-se que a solução de limpeza que vai usar é adequada e nunca use objetos cortantes.

Caso o seu cão sinta dores durante a limpeza deve parar imediatamente e tentar acalmá-lo. Se ele não o deixar continuar o processo é aconselhável procurar um veterinário