As patas do seu cão também precisam de cuidados especiais. Inclusive as unhas.

Parece estranho ouvir isso? Mas é preciso sim estar atento ao crescimento das unhas.

Apesar dos cães as gastarem naturalmente enquanto caminham ainda assim é preciso cortá-las e ficar atento para que não se magoem ou fiquem com as patas feridas

Unhas encravadas podem ser uma porta para bactérias, sem contar no incomodo que é para o cão caminhar quando elas estão muito compridas.

Confira estas seis dicas para cuidar das unhas do seu cão e assim evitar problemas infecções e unhas encravadas, afinal, as patinhas do seu amigo também merecem atenção:

 

1 – Lixe as unhas do cão regularmente

Adquira o hábito de lixar as unhas de seu cão desde que ele é filhote. Mesmo que more em casa e ele as gaste.

Ao menos uma vez por semana lixe um pouco a unha do cão. Use o lado mais fino da lixa no começo para que ele se acostume.

Sempre que ele se comportar bem  e deixar que lhe faça o trabalho, recompense-o com um petisco, para que o cão associe lixar as unhas com algo bom, que gera uma recompensa.

Leia Tambem :

4 Razões para escovar regularmente o Pelo do Cão
Dicas para dar banho ao seu cão em sua Casa

2 –Saia para passear com o cão

Incentive seu animal a gastar as unhas naturalmente. Para isso permita que ele brinque e ande pela casa.

Além disso, incluir passeios na rotina do seu cão  ajuda não apenas a gastar as unhas como também a melhorar a saúde e evitar a obesidade.

Quem mora em apartamento deve incluir pelo menos um passeio diário com o cão.

 

BANHOS E TOSQUIAS AO DOMICILIOConsulte aqui os nossos Serviços Banhos e Tosquias a Cães

3 – Corte as unhas do cão

De vez em quando será necessário aparar as unhas do seu Cão

Caso fiquem muito compridas podem causar não apenas problemas como unhas encravadas – que podem gerar outras infecções – como também complicações nos demais membros do animal, prejudicando a angulação do corpo do cão ao caminhar.

Para o corte é necessário usar um corta Unhas especial para isso. Pode procurar um corta Unhas proprio para Cães numa Pet-Shop

De qualquer forma o melhor é levar seu amigo para cortar as unhas com um profissional, principalmente porque a maioria dos cães possuem unhas escuras e é precisa saber onde cortar a Unhas para não cortar o sabugo e deitar sangue alem de magoar o cão

Outra dica é acostumar o cãozinho com o corte das unhas desde filhote, pois é normal que eles não gostem que mexam em suas patas. Quanto mais acostumado ele for mais fácil será essa tarefa.

 

4 – Trate unhas encravadas

Já Aconteceu de uma ou mais unhas do seu cão crescerem demais? Já reparou que alguma possa parecer que esteja encravada?

Trate o quanto antes esse problema e não tente desencravar em casa.

Leve-o a um profissional ou Veterinário o quanto antes e deixe que o profissional corte a unha e trate a infecção causada pelo fato de ter encravado.

Depois disso fique sempre atento ao crescimento das unhas do cãoe procure lixá-las ou cortá-las com maior frequência.

 

5 – Preste atenção ao 5º dedo da pata traseira

Alguns cães nascem com um dedo a mais na pata traseira. Afinal o comum é que eles tenham cinco dedos nas patas da frente e quatro nas patas de trás.

Alguns cães, no entanto, nascem com o quinto dedo na pata traseira.

O problema disso? A unha desse dedo não entra em contacto com o solo e é difícil que o cão consiga roê-la.

Sendo assim é preciso estar sempre a cuidar dessa unha, lixando ou cortando-a