Antes de qualquer informação, lembre-se de que a periodicidade de banho nos animais varia de acordo com sua espécie e raça (tipo de pelo).

O normal é considerar banhos semanais em cães e trimestrais em gatos. Claro que, no caso de o animal se sujar excepcionalmente, esta frequência pode ser alterada.

 

Dicas para dar banho ao seu Cão

Os conselhos abaixo trazem os cinco principais aspectos a se pensar na hora de banhar seu pet:

Tenha cuidado com as orelhas

Todos os donos de pets devem ter cuidados extras com as orelhas de seus meninos, pois, geralmente, a anatomia das orelhas dos cães e gatos favorece a entrada de água e sujidades que podem causar doenças.

Ao dar banho, utilize um algodão para proteger as orelhas do animal. Coloque um chumaço de algodão nos ouvidos e faça leve pressão para não entrar água. Cuidado para não aprofundar muito o algodão.

Sempre confira os ouvidos após dar banho ou secar seu Cão. Verifique se não ficou água, pois a humidade neste local pode trazer problemas de saúde e inflamações. E, importante: não se esqueça de tirar o algodão. O abafamento do local por períodos longos pode também provocar problemas.

Para limpar as orelhas, faça-o separadamente, após o banho ou em outro momento. Pode utilizar um algodão humedecido.

Jamais utilize objetos pontiagudos ou use água no ouvido de seu Cão.

É interessante também, conversar com o veterinário sobre produtos específicos que amolecem a cera dos ouvidos. Utilize apenas os produtos que o profissional recomendar. Não confie em receitas caseiras não testadas.

 

BANHOS E TOSQUIAS AO DOMICILIO

Consulte aqui os nossos Serviços Banhos e Tosquias a Cães

Alerta para a secagem

A humidade pode causar problemas de pele como fungos e bactérias. Por isso, seque bem o animal.

Lembre-se: se seu animal estiver húmido e o tempo estiver frio, com vento, ele poderá ficar com a resistência baixa e contrair uma contipação. Além disso, lembre-se de que, se soltar seu cão livremente na rua ou num jardim ou local com terra, corre o risco de colocar todo o esforço que teve no banho ao seu cão

O uso de um secador é obrigatório nos animais de pelos mais longos. Utilize escovas de arame (próprias para seu Cão) e secador em temperatura fria ou morna. Jamais use o aparelho na temperatura quente sob o risco de causar queimaduras e magoar o animal.

 

Leia tambem  Dar Banho ao Cão, Como e Porquê

 

Cuidado com a temperatura da água

Se  está acostumado (a) a tomar banho quente, de modo que a água passe pela pele com um pouquinho de ardência, saiba que esta temperatura é prejudicial até para si e será pior para o banho de seu Cão.

Utilize água morna no inverno. Teste sempre com a parte interna do braço, como é indicado no caso de banho de bebês.

 

Locais para dar banho ao seu Cão

Banheira, bacia, tanque, chuveiro etc. Para cães que gostam de banho, tanto faz o local. Já para cães que detestam agua e banho, o ideal é escolher um local pequeno onde ele não possa fugir.

Evite banhos ao ar livre se o tempo estiver frio ou com vento para evitar desconforto e resfriados.

 

Leia tambem  A importância da rotina de banho em Cães no inverno

 

Mime seu Cão

Principalmente se o seu Cão não gosta do banho, mimá-lo após o procedimento é uma boa estratégia. Dê-lhe um miminho (própria para sua espécie) e faça muito carinho.

Assim, ele sempre se lembrará de que a hora do banho pode ser muito boa!