Sabe mesmo que idade tem o seu cão?

Como é que fez a conta?

Usou a fórmula mais conhecida, aquela que multiplica cada ano canino por sete humanos, para calcular em que estádio da vida está o seu “melhor amigo”?

O maior problema da conta é que ela considera que esse amadurecimento canino é linear ao longo do tempo. Entretanto, é importante relacioná-lo às mudanças fisiológicas que estão acontecendo no organismo do animal, o que leva a alguns erros.

Nos dois primeiros anos de vida, o cão deixa de ser um filhote e se torna um animal sexualmente maduro. Isso significa que, em até dois anos, o organismo do cachorro passou por transformações que, nos humanos, demoram cerca de 15 anos para acontecer.

Pelo menos é essa a conclusão dos cientistas da Universidade de S. Diego, na Califórnia, nos EUA, que depois de um longo estudo dizem que as contas são muito mais complexas e difíceis de fazer.

 

Cães  e crianças

Se compararmos os Cães com as crianças, os primeiros desenvolvem-se física e psicologicamente muito mais rápido.

Enquanto uma criança de um ano está a dar os primeiros passos, um cão de um ano já é maduro e apto, inclusive, está pronto para acasalar.

Da mesma forma, enquanto um cão de 12 anos é considerado um idoso, um adolescente da mesma idade ainda está descobrindo muitas coisas e a formar a sua personalidade.

 

Estudos atuais sobre a “idade humana” dos cães

Estudos mais recentes sobre como devemos calcular a “idade humana” em comparação aos nossos cães levam em consideração o porte, a raça, o peso quando adulto e a velocidade com que crescem. O relógio epigenético dos cães funciona no início mais rápido que o humano, mas depois desacelera.

 

Como calclar a Idade do Cão

 

Baseado nestes factores fazem-se os seguintes cálculos:

Nos 2 Primeiros anos de Vida :

  • Cães até 9Kg (porte pequeno) os anos devem ser  multiplicados por 12,5
  • Cães de 10 a 23Kg os anos devem ser multiplicados por 10,5
  • Cães que pesam mais que 24Kg  os anos deve ser multiplicados por nove

 

A partir do terceiro ano de vida dos Cães

  • Cães Pequenos devem ser acrescentados em média 4 a 5 Anos
  • Cães Médios devem ser acrescentados 5 a 7 anos
  • Cães Grandes devem ser acrescentados 7 a 9 anos para cachorros de porte grande

 

Com esta informação já pode descobrir qual a idade do seu Cão