Organização americana reconhece duas novas raças de Cães : Mudi e Russian Toy

Um cão de pastoreio de origem húngara e um dos menores cãezinhos do mundo, companhia de aristocratas russos, são as duas novas raças caninas admitidas pelo American Kennel Club.

O clube anunciou no Inicio deste Amno 2022 o reconhecimento das raças Mudi e Russian Toy. Com o reconhecimento, cães dessa raça poderão competir em exposições a partir de agora.

Conheça o Mudi

Mudi é uma raça de cão oriunda da Hungria. Pouco se sabe sobre a origem desta raça, embora alguns afirmem que tenha surgido em algum momento compreendido entre os séculos XVIII e XIX de cruzamentos entre animais de pastoreio e pastores alemães. Fisicamente, pode chegar a medir 47 cm na altura da cernelha e pesar 13 kg. Cão de porte médio, tem as orelhas eretas e a pelagem ondulada na maior parte de seu corpo, exceto pela cabeça e membros. Seu temperamento é classificado como vigilante, vivaz e adaptável, além de ser considerado extremamente capaz de aprender. Devido à sua reconhecida coragem, é considerado excelente animal de pastoreio

É uma raça rara. Segundo o American Kennel Club, há só cerca de 3 a 4 mil deles em todo o mundo.
Criadores comparam-no  a uma mistura entre poodle e pastor alemão, pelas características do seu pelo e do seu porte, além do temperamento. Eles mudam muito ao longo do tempo. Nascem com as orelhas caídas, e elas erguem-se ao longo dos anos. Alguns podem nascer sem rabo.

“Se não forem desafiados física e mentalmente, os Mudis podem ficar barulhentos e exigentes”, explica Susanne Bergesen, secretária do clube americano de Mudi.
Segundo a especialista, esta não é a raça indicada para quem nunca teve animais de estimação, pois os cães desentendiam-se facilmente e precisam de treino constante. Por outro lado, “eles são pensadores, adoram aprender, aprendem rápido e não precisam de muitas repetições para adquirir a maioria das habilidades”, diz.  Susanne Bergesen

 

Conheça o Russian Toy

É uma raça do início do século XX, enquanto um dos cães decorativos mais populares na Rússia.

Depois de ver os seus números serem dizimados durante a Revolução Russa, os criadores saíram de suas fronteiras apenas para descobrir que seus English Toy Terriers não se pareciam em nada com o padrão da raça, provocando a mudança do nome para Russian Toy Terrier”, explica o clube americano.

Os criadores começaram o renascimento da raça. Praticamente todos os cães que foram utilizados na criação destes novos exemplares não tinham nenhum pedigree e como seu padrão estabelecido ficou bem diferente ao do toy terrier, um dos animais utilizados nos cruzamentos, a evolução da raça no país foi a sua própria maneira, cuja nova geração possui pelagem longa e curta.

O seu peso máximo não atinge os 3 kg, mede um limite de 26 cm – o que o coloca como uma das menores raças conhecidas do mundo – e tem o temperamento classificado como amável, inteligente e companheiro da família
Os criadores dizem que ele não precisa de  cuidados excessivos nem de treinos especificos